Dilma destacou a “atuação extremamente heroica” do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos e do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, que morreram no acidente e foram sepultados ontem. “Eles não titubearam em arriscar suas vidas para salvar as pessoas que estavam ali na estação”, frisou Dilma. “Para o Brasil é um momento de perda e é em momentos como este que percebemos que o país é formado de heróis anônimos, de pessoas que sacrificam suas vidas para salvar a vida de outros”, disse. A presidente participou na manhã de ontem da entrega de 480 unidades habitacionais a famílias que foram removidas de palafitas no Bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentaria ontem ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, plano emergencial para a continuidade de suas pesquisas na Antártida depois da perda da Comandante Ferraz. Todos os laboratórios e instrumentos do instituto estavam em módulos isolados e são o que restou de equipamentos científicos após o incêndio.
Segundo Ronald Buss de Souza, chefe do Projeto Antártico do Inpe, a prioridade será realocar ou reativar o que for possível, já que os equipamentos dependiam do fornecimento de energia pelos geradores da Comandate Ferraz para funcionar e estão parados desde o incêndio. O que não puder ser transferido e posto para funcionar nas estações de países amigos próximas, como a Eduardo Frei (Chile) e a Jubany (Argentina), será trazido de volta ao Brasil ou instalado em Ushuaia, no extremo sul da Argentina. “Por conta da tradição da participação do Inpe no Programa Antártico Brasileiro, em que atuamos desde o início, tínhamos uma certa liberdade para construir e instalar nossos módulos”, conta. “Assim, tivemos essa sorte de estarem isolados e não terem sido afetados.”
Retomada
Souza adiantou que já em 20 de março técnicos do instituto seguirão em voo previsto pela Marinha para a área da estação, onde instalarão painéis solares e turbinas eólicas no módulo Meteoro, um dos que ficavam mais próximos da estrutura principal da EACF. O módulo abriga uma estação meteorológica automática que será religada e retomará a coleta de dados, usados pela Organização Meteorológica Mundial e pelo próprio Inpe para alimentar modelos numéricos de previsão do tempo e do clima na região e na América do Sul.
Homenagens
Cerca de 40 parentes e amigos dos dois militares mortos participaram das homenagens póstumas na Base Aérea do Galeão, no Rio, que teve a presença do vice-presidente Michel Temer, do ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante da Marinha e do embaixador do Chile no Brasil, entre outros. Os corpos foram levados ao Rio em um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as homenagens post-mortem, os dois foram promovidos a segundo-tenente, admitidos na Ordem do Mérito da Defesa e as famílias receberam a Medalha Naval de Serviços Distintos. Os caixões foram cobertos por bandeiras do Brasil. Houve execução do Hino nacional por uma banda da Marinha e disparos de fuzil. o vice-presidente Michel Temer destacou o gesto de heroísmo dos militares.