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Estado de Minas

Verbas federais prometidas para o metrô de BH vão atrasar pelo menos um mês

Na mesma semana em que Dilma anunciou investimentos na área no Nordeste, ministério adia conclusão da segunda etapa do processo de ampliação do transporte metropolitano


postado em 01/03/2012 06:00 / atualizado em 01/03/2012 10:52

Uma nota divulgada no site do Ministério das Cidades reacendeu a desconfiança dos belo-horizontinos em relação à promessa de ampliação do metrô: "A publicação das propostas selecionadas no PAC Mobilidade Grandes Cidades, prevista para hoje (ontem), será adiada para 31 de março. A nova portaria, que prorroga este prazo, deve ser publicada no Diário Oficial da União até o fim desta semana", informa nota. Divulgado na mesma mesma semana em que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou investimentos no metrô de Fortaleza (CE) e em corredores em Recife (PE), o adiamento deve atrasar em pelo menos 30 dias o projeto de expansão do transporte metropolitano da capital mineira.

 

A divulgação das propostas de obras para o metrô escolhidas pela pasta seria a segunda etapa do cronograma anunciado há cinco meses pela presidente e pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB). A definição é considerada importante para que as licitações possam ser abertas nos próximos meses e as obras iniciadas ainda este ano. Segundo a Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do ministério, o motivo do adiamento seria o grande número de projetos levados para a equipe técnica, que não conseguiu analisar todas as propostas dentro do prazo previsto.

Ao anunciar as obras de expansão para o metrô de Fortaleza, Dilma reforçou que essa é  “a melhor opção para o transporte de massa de qualidade, rápido, seguro e confortável nas regiões metropolitanas”. Os valores prometidos para a capital cearense são parecidos com os assegurados para Belo Horizonte, em torno de R$ 3 bilhões, investidos por meio do Orçamento Geral da União, de financiamentos e dos governos estaduais e municipais.

Além de Belo Horizonte e Fortaleza, já foram anunciados recursos para as obras de ampliação nos metrôs de Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Todas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade – Grandes Cidades, que vai aplicar  R$ 18 bilhões nos municípios-sede de regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes e cidades com mais de 700 mil habitantes. Segundo a presidente, a intenção do governo  é provocar uma “revolução no transporte de massas”.

Otimismo

O prefeito Marcio Lacerda acredita que o acordo firmado com o governo federal será mantido e que o cronograma não sofrerá grandes mudanças com o adiamento, já que a prefeitura continua trabalhando nos editais para as obras do metrô e  as licitações poderão ser abertas assim que os projetos forem escolhidos. “Esse adiamento não altera o cronograma, uma vez que continuamos com nosso calendário”, afirmou Lacerda. O prefeito informou ainda que as obras de melhoria na Linha 1 do metrô poderão ser iniciadas até o fim do ano, já que são ações mais simples com o objetivo de modernizar as estações e colocar em funcionamento carros mais confortáveis para os usuários.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), que acompanha as negociações para a obra, também não vê maiores prejuízos com o adiamento e acredita que o planejamento será seguido nos próximos meses. Segundo a Setop, o acordo firmado entre os governantes ainda no ano passado prevê que a prefeitura e o governo do estado assumam o processo de licitação das obras, que será lançado imediatamente ao sinal verde dado pela União.

PASSO A PASSO

Do projeto ao funcionamento das novas linhas, com previsão de prazos


Revisão dos projetos já existentes De setembro até dezembro de 2011
Prefeitura, governo do estado e governo federal revisarão os projetos elaborados para a construção das novas linhas do metrô e revitalização da Linha 1  

Divulgação dos projetos executivos e propostas escolhidos pelo Ministério das Cidades - 29 de fevereiro de 2012
ADIADO PARA 31 DE MARÇO

Abertura do processo de licitação - Até meados de 2012
Depois de revisado o projeto executivo, a obra será licitada entre construtoras interessadas.

Início das obras - Até o fim de 2012
Caso não haja problemas na licitação ou nos projetos apresentados, as obras podem começar.

Revitalização da linha 1 - Até 2014
Substituição e ampliação no número de trens, aumento da velocidade média do transporte e melhorias nas estações.

Construção da Linha 2 - Entre 2016 e 2017
Novo trecho em superfície, entre Barreiro e Calafate, com cerca de 10 quilômetros de extensão, cinco novas estações e sete trens.

Construção da Linha 3 -  Entre 2016 e 2017
Nova linha entre Savassi e Lagoinha. Trecho complemente subterrâneo, com 4,5 quilômetros de extensão, cinco estações e cinco trens.

 

 


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