Uma nota divulgada no site do Ministério das Cidades reacendeu a desconfiança dos belo-horizontinos em relação à promessa de ampliação do metrô: "A publicação das propostas selecionadas no PAC Mobilidade Grandes Cidades, prevista para hoje (ontem), será adiada para 31 de março. A nova portaria, que prorroga este prazo, deve ser publicada no Diário Oficial da União até o fim desta semana", informa nota. Divulgado na mesma mesma semana em que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou investimentos no metrô de Fortaleza (CE) e em corredores em Recife (PE), o adiamento deve atrasar em pelo menos 30 dias o projeto de expansão do transporte metropolitano da capital mineira.
Ao anunciar as obras de expansão para o metrô de Fortaleza, Dilma reforçou que essa é “a melhor opção para o transporte de massa de qualidade, rápido, seguro e confortável nas regiões metropolitanas”. Os valores prometidos para a capital cearense são parecidos com os assegurados para Belo Horizonte, em torno de R$ 3 bilhões, investidos por meio do Orçamento Geral da União, de financiamentos e dos governos estaduais e municipais.
Além de Belo Horizonte e Fortaleza, já foram anunciados recursos para as obras de ampliação nos metrôs de Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Todas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade – Grandes Cidades, que vai aplicar R$ 18 bilhões nos municípios-sede de regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes e cidades com mais de 700 mil habitantes. Segundo a presidente, a intenção do governo é provocar uma “revolução no transporte de massas”.
Otimismo
O prefeito Marcio Lacerda acredita que o acordo firmado com o governo federal será mantido e que o cronograma não sofrerá grandes mudanças com o adiamento, já que a prefeitura continua trabalhando nos editais para as obras do metrô e as licitações poderão ser abertas assim que os projetos forem escolhidos. “Esse adiamento não altera o cronograma, uma vez que continuamos com nosso calendário”, afirmou Lacerda. O prefeito informou ainda que as obras de melhoria na Linha 1 do metrô poderão ser iniciadas até o fim do ano, já que são ações mais simples com o objetivo de modernizar as estações e colocar em funcionamento carros mais confortáveis para os usuários.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), que acompanha as negociações para a obra, também não vê maiores prejuízos com o adiamento e acredita que o planejamento será seguido nos próximos meses. Segundo a Setop, o acordo firmado entre os governantes ainda no ano passado prevê que a prefeitura e o governo do estado assumam o processo de licitação das obras, que será lançado imediatamente ao sinal verde dado pela União.
PASSO A PASSO
Do projeto ao funcionamento das novas linhas, com previsão de prazos
Revisão dos projetos já existentes De setembro até dezembro de 2011
Prefeitura, governo do estado e governo federal revisarão os projetos elaborados para a construção das novas linhas do metrô e revitalização da Linha 1
Divulgação dos projetos executivos e propostas escolhidos pelo Ministério das Cidades - 29 de fevereiro de 2012
ADIADO PARA 31 DE MARÇO
Abertura do processo de licitação - Até meados de 2012
Depois de revisado o projeto executivo, a obra será licitada entre construtoras interessadas.
Início das obras - Até o fim de 2012
Caso não haja problemas na licitação ou nos projetos apresentados, as obras podem começar.
Revitalização da linha 1 - Até 2014
Substituição e ampliação no número de trens, aumento da velocidade média do transporte e melhorias nas estações.
Construção da Linha 2 - Entre 2016 e 2017
Novo trecho em superfície, entre Barreiro e Calafate, com cerca de 10 quilômetros de extensão, cinco novas estações e sete trens.
Construção da Linha 3 - Entre 2016 e 2017
Nova linha entre Savassi e Lagoinha. Trecho complemente subterrâneo, com 4,5 quilômetros de extensão, cinco estações e cinco trens.