Mais um partido confirmou presença na base que pretende sustentar a reeleição do atual de prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). Na tarde desta sexta-feira, o PR fez as pazes com a administração municipal, três meses após romper com a prefeitura, e assumiu o compromisso de participar da chapa junto com Lacerda. De acordo com o presidente municipal do PR e subsecretário estadual de Relações Institucionais, Leo Portela, a intenção do partido é ter uma atuação mais ativa na campanha participando, inclusive, da elaboração do plano de governo. O prefeito Marcio Lacerda aproveitou para confirmar o cargo de vice na chapa para o PT.
O prefeito Marcio Lacerda perdeu o apoio do PR em dezembro em razão de “divergências” sobre a administração. Uma crise interna se arrastava havia alguns meses e chegou ao governo, quando a direção municipal colocou os cargos de indicação partidária à disposição. O estopim foi a saída do senador Clésio Andrade da legenda, o que levou o partido a pedir de volta os cargos indicados por ele, incluindo o do sobrinho Harley Andrade, secretário administrativo da Regional Centro-Sul. A troca de indicados não chegou a ser concretizada e o PR optou por deixar o governo, adotando desde então uma postura independente em relação à prefeitura. Ainda estão no governo indicados para cargos de terceiro escalão, mantidos por opção do prefeito Marcio Lacerda.
Hoje o líder do partido minimizou as rusgas e disse que a legenda adotou a independência no final de 2011 para poder conversar de forma “isenta” com todos os partidos. Da mesma, deixar a prefeitura à vontade para buscar alianças. Desde o início do ano, o PR vem tendo conversas com vários partidos – PV, PMDB, PSDB e até com o PT
Apesar do clima de amizade, o certo é que a sigla saiu do encontro com a certeza de retorna ao primeiro escalão da administração Lacerda. Ficou acertado que a partir de março, alguém que está, atualmente, na administração do governo estadual vai assumir uma das nove administrações regionais da capital, conforme revelou Portela, sem adiantar quem seria e em qual regional atuará. Além do prefeito Marcio Lacerda e do presidente municipal do PR, Leo Portela, estiveram presentes ao encontro o secretário-geral do PSB em Minas, Mário Assad, e o secretário de Relações Institucionais, Marcelo Abi-Saber.
PT X PSDB
O prefeito Marcio Lacerda, aproveitou o encontro para confirmar que o PT deve ficar com a vaga de vice na composição da chapa. Nos últimos dias, o clima entre PT e PSDB, rivais históricos, mas que estiveram de mãos dadas nas últimas eleições municipais na capital, esquentou após uma série de declarações dos principais líderes das duas legendas. As farpas, trocadas publicamente, serviram para criar um clima de guerra declarada. No último sábado, em razão de um encontro do PT que rendeu críticas do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ao senador Aécio Neves (PSDB). Na terça-feira foi a vez de os aliados do tucano usarem a tribuna da Assembleia para disparar contra o petista. Pouco tempo depois, o PT divulgou nota de repúdio ressaltando as “diferenças” entre os partidos.