O governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), se encontrou com o Papa Bento XVI nesta quarta-feira, no Vaticano, durante audiência pública. Anastasia aproveitou a oportunidade para convidar o líder da igreja católica para visitar Belo Horizonte durante a realização da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2013. Durante o encontro, o governador disse estar alegre em representar os mineiros católicos e aproveitou para entregar uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, para Bento XVI.
O governador aproveitou o encontro e também foi abençoado pelo Papa. Sobre o convite, Anastasia revelou que Bento XVI vai analisar a proposta. “Levamos uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado, para deixar de lembrança ao Papa e fizemos a ele o convite para que, no próximo ano, quando visitar o Rio de Janeiro na grande jornada mundial dos jovens católicos, ele vá a Belo Horizonte.Ele vai analisar o convite e vamos torcer e rezar para que ele possa aceitá-lo. Levamos o abraço, o respeito e a reverência de todos mineiros cristãos à sua Santidade”, enfatizou.
A capital será uma das sedes da pré-jornada, chamado de “Dias na Diocese”, que antecede a relização do evento principal, . A programação inclui momentos de oração, celebrações nos santuários e peregrinação. Paralelamente, será realizado na capital mineira o II Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, na PUC Minas, para o qual é esperada a participação de quatro mil pessoas.
Na Região Norte de Belo Horizonte está sendo construída a Catedral Cristo Rei, que abrigará a sede da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e reunirá todas as Pastorais, além dos meios de comunicação e o Memorial Arquidiocesano. O investimento pode chegar a R$ 100 milhões. A expectativa é de que a obra seja concluída até 2014.
Com Agência Minas
Veja imagens do encontro entre Anastasia e Bento XVI
audima