Jornal Estado de Minas

Governo de Minas confirma Rômulo Ferraz como novo secretário de Defesa Social

A mudança na Secretaria de Defesa Social já era tido como certa desde o início do ano. O novo secretário assumirá com o missão de reduzir os índices de crimanalidade no estado e acelerar a unificação as policias

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
O procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz foi confirmado como novo secretário - Foto: AMMP - DivulgaçãoO governo de Minas confirmou na tarde desta quinta-feira, através de nota, o nome do procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz para a Secretaria de Defesa Social (Seds). Ferraz ficará à frente da pasta no lugar de Lafayette Andrada, que vai assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa. A troca faz parte da reforma do secretariado do governo de Antônio Anastasia (PSDB) que vem sendo articulada desde o início do ano. Ainda segundo o governo de Minas, a posse de Ferraz será na tarde da próxima segunda-feira.
O anúncio oficial só foi feito após o Conselho do Ministério Publico Estadual (MP), que se reuniu durante a tarde, autorizar Rômulo Ferraz assumir a pasta da Defesa Social no estado. O pedido havia sido encaminhado ao Conselho na manhã de hoje e aguardava ser votado para seguir os trâmites. Ainda durante a manhã, o então secretário, Lafayette Andrada, se reuniu com o governador Antônio Augusto Anastasia e foi informado de seu retorno à Assembleia. A notícia não foi novidade, já que nos bastidores já era tida como certa desde janeiro deste ano, conforme adiantou o Jornal Estado de Minas.

Pela rede social Twitter, na manhã desta quinta-feira Lafayette Andrada comentou que vai assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa, já que o deputado estadal Luiz Humberto Carneiro (PSDB) concorrerá à Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. "Estou muito entusiasmado com o desafio", afirmou Andrada no microblog.

No final de janeiro,  foi empossada a cúpula do comando da Polícia Militar. No mês seguinte foi a vez do deputado estadual Wander Borges (PSB) assumir a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária, e de Cássio Soares (PSD), que também é deputado, ficar à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). Ainda em fevereiro, Plínio Salgado, foi escolhido para ser o novo controlador-geral do estado.

Desafios

Rômulo Ferraz terá alguns desafios em sua gestão. Além de cuidar dos índices de criminalidade, que tiveram aumento no interior e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o novo secretario deverá conduzir o processo de integração das policias. Em janeiro, o novo comando da PM recebeu do governador a incumbência de aplacar a crise entre as duas instituições, agravada por alguns episódios de confronto entre policiais. Durante a cerimônia de posse, Anastasia negou que haja problemas de relacionamento entre as policias, mas falou da necessidade de ambas estarem unidas e caminhando sob a mesma bandeira.

Perfil

Rômulo Ferraz, 51 anos, natural de Belo Horizonte, é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi promotor de Justiça nas comarcas de Mesquita, Congonhas, Contagem e Belo Horizonte. É procurador de Justiça desde março de 2001, tendo sido promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Combate à Sonegação Fiscal e de Defesa dos Portadores de Necessidades Especiais, além de promotor Eleitoral em Belo Horizonte.

Rômulo também integrou o Conselho Superior e a Câmara de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, além de ter sido secretário do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. No biênio 2010/2011, ocupou a Presidência da Associação Mineira do Ministério Público.