Jornal Estado de Minas

Pré-sal traz nova realidade à exploração de petróleo no mundo, destaca Dilma

AgĂȘncia Brasil
Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard - Foto: Roberto Stuckert Filho/PRA presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que a nova diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, assume o cargo em um momento em que a entidade defende a garantia de uma exploração sustentável, com respeito aos principais requisitos de segurança. Ela destacou que os desafios do pré-sal trazem uma "nova realidade à exploração e prospecção de petróleo no mundo".
"Ninguém aqui desconhece que diante da importância da economia internacional o petróleo não é pura e simplesmente uma mercadoria. Estamos vendo isso quando temos uma recessão nos países desenvolvidos e o petróleo chega a US$ 124, US$ 125 o barril", disse, durante a cerimônia de posse de Magda Chambriard.

A presidenta acrescentou que diante desse cenário, a agência tem diante de si um grande desafio que "é a regulação e a estabilização da exploração do pré-sal". Segundo a presidenta, o governo vai enfrentar isso "com toda a tranquilidade”. “O governo com sua parte, a ANP com autonomia, mas com respeito à legislação vigentes no país", destacou.

Ela ressaltou que os protocolos existentes no país devem ser cumprimos por todas as empresas que já estão instaladas em território nacional e por aquelas que pretendem atuar no Brasil. "As empresas que aqui vierem se instalar, bem como as que já estão aqui, devem saber que protocolos de segurança existem para serem cumpridos. Nessa questão não há exceções. Devem saber que é necessário ficar dentro dos limites de segurança e às vezes abaixo deles, nunca pressioná-los e jamais ultrapassá-los”, enfatizou.