Ex-funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e ex-secretários do município foram denunciados pelo Ministério Público em Minas Gerais (MPMG) por participação em fraude na contratação de ambulâncias, entre 2008 e 2010. Ficou comprovada a prática de improbidade administrativa e violação da Constituição Federal, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão. Segundo o MP, foram gastos mais de R$ 500 mil sem a realização de processo licitatório. Conforme as investigações, o então diretor de Logística da Secretaria Municipal de Saúde procurou um sócio de uma empresa especializada em manutenção de carros e convenceu o empresário a apontar valores falsos, para serem destinados à Secretaria Municipal de Saúde junto a outros orçamentos burlados.
Os envolvidos podem ser condenados a ressarcir, integralmente, o município de Uberaba, por dano ao patrimônio.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba afirmou que as denúncias de irregularidades foram devidamente apuradas com a abertura de sindicância, determinada pelo secretário municipal de saúde, Valdemar Hial. Todo o material levantado durante as investigações foi encaminhado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Ainda segundo informações da nota, se o processo administrativo constatar irregularidades, os culpados serão responsabilizados. O secretário afirmou que a administração “está atenta para coibir quaisquer práticas não condizentes com o uso correto dos recursos públicos”.
De acordo com a secretaria, até o momento não foi enviada notificação da Justiça. Assim que tomar conhecimento do teor da denúncia ajuizada pela promotoria, as medidas cabíveis serão tomadas.
Matéria atualizada às 16h59