(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Edital para começo das obras do metrô de BH deve ser lançado no próximo sábado

Em reunião nesta quarta-feira, representantes das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e do governo do estado anunciaram a contratação de serviços de topografia


postado em 29/03/2012 16:10 / atualizado em 29/03/2012 20:16

No começo de Abril deve ser lançado o edital para topografia e sondagem dos terrenos (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
No começo de Abril deve ser lançado o edital para topografia e sondagem dos terrenos (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


As obras de expansão do metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem ter o primeiro ato concreto ainda no final deste mês de março. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede da Trem Metropolitano S.A (Metrominas) – empresa responsável por gerenciar a expansão do metrô -, com a presença de representantes das prefeituras de Contagem e Belo Horizonte e do governo do estado, ficou aprovada a contratação de serviços de topografia e sondagem do solo. De acordo com informação da prefeitura de Contagem, a data prevista para divulgação do edital é o começo de abril. No entanto, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas e presidente do conselho da Metrominas, Carlos Melles, anunciou que o edital será publicado no próximo sábado. O serviço será contratado para todos os trechos das obras de expansão da linha do metrô. A previsão inicial é que os serviços comecem em 90 dias a partir da data de publicação do edital.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, o projeto prevê a construção de um terminal que integre o transporte de ônibus e do metrô, além de nova estação de metrô no Bairro Novo Eldorado. Segundo o presidente da Transcon, Hérmiton Quirino, esse é o pontapé inicial para o começo das obras. “Esse é, nos últimos vinte anos, o primeiro passo concreto para a expansão do Metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte", disse.

No mês passado, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou que estudos geológicos estavam sendo feitos para a construção da linha três (Lagoinha-Savassi), na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul da capital. Na ocasião, ele anunciou que a avenida terá três das cinco estações, sendo uma próxima aos Palácio das Artes, outra na Praça Sete e a terceira na Praça Rio Branco (da Rodoviária).

O Ministério das Cidades deve publicar no próximo dia 31 a lista de propostas selecionadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A expectativa é de que as obras de ampliação do metrô da capital esteja entre as contempladas com a liberação dos recursos. Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 3,16 bilhões do Orçamento da União para a ampliação do metrô. Em discurso na sede da PBH, Dilma afirmou que os recursos fazem parte do pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do governo federal. O dinheiro será empregado na ampliação da linha 1 e na construção das linhas 2 e 3.

Com informações de Marcelo da Fonseca


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)