A Justiça determinou o afastamento do secretário de Administração Municipal de São Joaquim de Bicas, Rodrigo Amorin Silva, por possível participação em um suposto esquema de fraude em licitação. O pedido de afastamento foi feito pelos promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Hugo Barros de Moura Lima e Felipe Gomes de Araújo. Segundo os promotores, a medida foi necessária para preservar as investigações, já que Rodrigo Amorin já teria pressionado servidores da prefeitura para fraudar documentos e mentir para o Ministério Publico. São Joaquim de Bicas fica na Região Central de Minas.
De acordo com o Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG), um esquema teria sido montado para beneficiar a empresa Publicon Consultoria Municipal Sociedade Simples, responsável por realizar concurso público para diversos cargos no município. Para o promotor Hugo de Moura Lima, há “severos indícios” do suposto beneficiamento da empresa, que acabou sendo a escolhida para realizar o trabalho. Ainda segundo o promotor, o secretário de administração teria exonerado a presidente da Comissão Permanente de Licitações, após ela se negar a fraudar documentação e mentir ao Ministério Público.
Conforme o site da empresa, as provas do concurso foram realizadas em dezembro de 2011 e o resultado final divulgado em janeiro deste ano. Ainda na página da Suportec - nome fantasia da realizadora do concurso -, há uma mensagem que agradece a administração do município e os secretários de Saúde, Educação, de gabinete e o secretário de Administração, Rodrigo Amorin Silva, acusado de beneficiar a empresa. Na mensagem, a Suportec afirma que conduziu a empreitada de forma “autônoma e transparente”.
A reportagem do
em.com tentou falar com Rodrigo Amorin na Secretaria de Administração, divulgado no site da prefeitura de São Joaquim de Bicas, mas ninguém atendeu. A mesma situação ocorreu quando a reportagem tentou contato com a empresa Publicon Consultoria Municipal Sociedade Simples.