Jornal Estado de Minas

Vereadores de Campinas escolhem hoje novo prefeito da cidade

AgĂȘncia Brasil
Os vereadores de Campinas (SP) escolhem nesta terça-feira o novo prefeito da cidade. Será a primeira vez na história de Campinas que a Câmara Municipal vai eleger um prefeito. O novo mandatário tomará posse na quinta-feira e irá governar a cidade até o fim do ano.
Desde a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Campinas, no ano passado, a cidade passou a ser comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Serafim (PDT). Em dezembro, os vereadores aprovaram o impeachment de Demétrio Vilagra (PT) por causa da descoberta de irregularidades em contratos da prefeitura com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa). Vilagra, que era vice-prefeito da cidade, assumiu a prefeitura em agosto, após o então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) ser cassado por envolvimento em transações fraudulentas descobertas na prefeitura.

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o prefeito será escolhido pelos 33 vereadores da cidade, em votação aberta. A sessão começará às 10h, com a presença mínima de um terço dos vereadores. Após a abertura, os quatro candidatos terão até 30 minutos para defender a candidatura na tribuna, local de onde serão pronunciados os votos. Para que a votação comece será necessária a presença mínima de 17 parlamentares.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, estão concorrendo ao cargo os candidatos Arly de Lara Romêo (PSB/PCdoB), com Fernando Vaz Pupo como vice; Pedro Serafim (PDT) com Francisco Soares de Souza; Antonio Francisco, o Politizador (PMN), tendo José Muller Cruz Rodrigues de Oliveira como vice, e José Ferreira Campos Filho (PRTB) com Alessandro Henrique de Oliveira.

O vencedor será conhecido se conquistar maioria absoluta dos votos - dezessete. Se isso não ocorrer, os dois candidatos mais votados seguem para um segundo turno de votação, que deve ocorrer ainda hoje, e o escolhido será aquele que obtiver maioria simples de votos. Em caso de empate, é eleito o candidato mais velho, conforme prevê a legislação eleitoral.