Anastasia deixou claro que o apoio do tucanato mineiro a Lacerda independe do desejo dos petistas. No final de março, o PT decidiu apoiar a reeleição do pessebista, mas sem a presença do PSDB na chapa. "Fomos convidados novamente pelo PSB, quem conduz e coordena essa aliança, para a coligação formal. Continuaremos apoiando o prefeito Márcio Lacerda", avisou o tucano.
Perguntado se Lacerda seria o nome automático para sua sucessão em 2014, Anastasia desconversou. "Vamos ter vários cenários que passam pela eleição nacional. Quem será o candidato à minha sucessão, vamos ter de aguardar um pouco mais", respondeu. Já Lacerda argumentou que as eleições de 2014 ainda não estão em pauta e que o eleitorado não está preocupado com as questões estadual e nacional. "Mas vou seguir o que meu partido decidir", afirmou.
Indefinição no PT
Enquanto isso, no PT da capital o clima de indefinição persiste. Ainda não há consenso na legenda sobre o caminho que o partido vai seguir. No próximo dia 15, a legenda se reunirá para, teoricamente, escolher o nome do candidato a vice na chapa com Lacerda. Os nomes propostos para possivelmente ocupar o cargo - O ex-deputado Virgílio Guimarães, o deputado federal Miguel Corrêa, o deputado estadual André Quintão e o procurador-geral da PBH, Marco Antônio Rezende - , estão em pé de guerra pelo disputado posto. Além disso, ainda existe a possibilidade de o Diretório Nacional do partido intervir no comando da capital para garantir a aliança com o PSB.
Haddad
Lacerda evitou comentar as negociações entre PT e PSB na capital paulista sobre uma possível coligação com o petista Fernando Haddad, pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo. "Haddad é um assunto do qual não estou envolvido. É uma questão para as direções nacional e estadual resolverem", tergiversou.
O prefeito de Belo Horizonte deve passar o dia em São Paulo. Entre seus compromissos, Lacerda terá um almoço com o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), e à tarde visitará o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).
Com Agência Estado