O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a senadora Marta Suplicy aparecerão neste sábado ao lado do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. O trio participará da inauguração de um Centro Educacional Unificado (CEU) em São Bernardo do Campo a convite do prefeito, Luiz Marinho (PT).
Será o primeiro evento público com a participação de Lula desde que concluiu o tratamento do câncer na laringe. Também deve ser a primeira vez que ele e Marta sobem ao palanque com Haddad. Não há discurso de Lula confirmado.
O CEU Regina Rocco Casa foi batizado em homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia. O centro segue um modelo considerado marca da gestão Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo (2001-2004).
O evento marca a entrada de Lula na campanha de Haddad e tenta amenizar os ânimos entre Marta e o pré-candidato.
Depois de ser pressionada a desistir de disputar a Prefeitura, Marta disse que o ex-ministro precisa “gastar sola de sapato” se quiser vencer. O PT avalia que a presença da senadora na campanha é essencial para fortalecer a candidatura.
Coordenação
Depois de passar dificuldades para harmonizar as correntes políticas internas em torno de Haddad, o PT dividiu entre dois deputados federais a coordenação do programa de governo: Vicente Cândido e José de Filippi. Eles responderão ao coordenador-geral da campanha e presidente municipal da sigla, vereador Antonio Donato - que, por sua vez, responderá a Haddad.
“Está tudo de comum acordo. Não tem competição, não”, disse Donato, em tom conciliador. “Lidar com a diferença e tirar consensos é do dia a dia de quem é dirigente.”
Donato pertence à corrente Novo Rumo. Cândido e Filippi são da Construindo um Novo Brasil (CNB), a majoritária da legenda. Petistas reconhecem que, pelo menos por enquanto, todos foram contemplados e o clima está pacificado.
Cândido deve comandar a área social. Filippi, a de infraestrutura urbana. Sob a tutela deles, há dez grupos de colaboradores.