Jornal Estado de Minas

Anastasia se encontra com secretária norte-americana em Brasília

No encontro, Hillary Clinton confirmou que o Consulado dos Estados Unidos em BH será inaugurado em no máximo dois anos

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
O encontro entre Anastasia e Hillary Clinton ocorreu na sede da CNI, em Brasília - Foto: Miguel Ângelo/CNI
O governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira com a secretária de estado Norte-Americana, Hillary Clinton, em Brasília. No encontro, que ocorreu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Hillary anunciou que em até dois anos o novo consulado em Belo Horizonte já esteja em funcionamento. Segundo Anastasia, a representante do governo dos Estados Unidos disse que a abertura do consulado ajudará na consolidação das relações entre Brasil e o país. Além dos assuntos relacionados ao novo consulado, os dois líderes também conversaram sobre as relações econômicas entre o estado de Minas Gerais e o país da América do Norte. O ministro do Interior, Keneth Salazar e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, também participaram do encontro.

Hillary Clinton se mostrou bastante interessada e disse que é possível reforçar a parceria entre os dois países. “Queremos aumentar o turismo entre os dois países e aumentar o processamento de nossos vistos”, declarou. De acordo com o governador, a secretária reconheceu disse que a importância de Minas e o vínculo dos mineiros com o país dela. “A secretária de Estado Hillary Clinton não só confirmou a abertura do Consulado, como havia anunciado nos Estados Unidos, mas, mais do que isso, reafirmou a importância de Minas, que conhece a capacidade econômica de nosso Estado, o relacionamento que temos com os Estados Unidos, a presença de mineiros naquele país, o fluxo turístico tão importante”, contou.

Turismo

Cerca de 18,2 mil norte-americanos visitaram Minas em 2010 para diversas atividades ligadas ao turismo. O país é o principal emissor de turistas para o estado. Em 2011, os Estados Unidos foram o terceiro principal destino dos produtos mineiros, atrás de China e Japão, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). As exportações mineiras somaram US$ 3,05 bilhões, 38% acima dos valores registrados em 2010. Com isso, o país norte-americano atingiu uma participação de 7,4% na pauta exportadora de Minas. Em relação às importações, os Estados Unidos foram o principal parceiro comercial dos mineiros, no ano passado. As importações de produtos “made in EUA” chegaram a US$ 2,17 bilhões.

Visto liberado

Apesar da boa relação, o ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil Todd Chapman, sinalizou nesta segunda-feira que, apesar das conversas entre os dois países, a liberação da necessidade de visto para brasileiros é algo que demorará para acontecer. Chapman salientou que o tema foi discutido entre os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e dos Estados Unidos, Barak Obama, na semana passada.

Com Agência Minas