Jornal Estado de Minas

MP pede condenação de prefeito de Mantena por improbidade administrativa

De acordo com a Ação Civil Pública, Maurício Toledo Jacob (PPS), teria usado o aniversário de emancipação do município para se auto promover

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
O prefeito de Mantena, Maurício Toledo Jacob (PPS), é alvo de Ação Civil Pública (ACP), que pede a condenação do líder do Executivo municipal por improbidade administrativa. Na ação, impetrada pela Promotoria de Justiça da Comarca do município, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acusa o político de ter feito autopromoção durante um evento da prefeitura. Ainda conforme o MP, o prefeito utilizou os telões do palco montado para a festa de comemoração do 68° ano de emancipação política do município, localizado na Região do Vale do Rio Doce, em Minas, para associar as realizações da prefeitura ao nome dele.
Segundo o promotor Evandro Ventura da Silva, autor da Ação Civil Pública, Maurício Toledo aproveitou o evento, custeado com dinheiro público – R$ 250 mil -, para “desvirtuar” o intuito das peças que deveriam ser informativas. “Aproveitando a oportunidade para difundir as atividades administrativas do município que governa, o prefeito resolveu se promover como administrador público", afirmou. Ainda de acordo com o promotor, a atitude do prefeito fere o que rege a Lei de Improbidade Administrativa. "A atitude do requerido, ao desvirtuar o intuito informativo, educativo ou de orientação pessoal da propaganda institucional, na verdade, acabou por infringir os princípios da legalidade, moralidade e da impessoalidade", completou.

No site da Prefeitura de Mantena, consta reportagem sobre o evento. Em um dos trechos da matéria, há o relato de que Maurício Toledo Jacob “cumprimentou as pessoas” e assistiu, “em meio ao povo”, a queima de fogos e o vídeo citado pelo Ministério Público. “O prefeito Mauricio Toledo fez questão de cumprimentar as pessoas e do meio do povo, acompanhado do deputado federal Ademir Camilo, e assistiu a um belo show pirotécnico que encheu o céu de Mantena com lindos fogos e ainda um vídeo institucional mostrando as diversas obras do município”, relata a reportagem.

A reportagem do em.com tentou contato com o prefeito, mas ele não foi encontrado.