Renovação é o mote das inserções do PT que serão veiculadas a partir desta terça no rádio e na TV. Produzidas à toque de caixa as peças são estreladas pelo pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por sua sucessora Dilma Rousseff. "O PT veio para mudar, inovar e renovar o Brasil", afirmam Lula e Haddad numa das inserções.
A ideia de renovação faz parte da estratégia petista para tentar derrotar o pré-candidato tucano José Serra, a quem o ex-presidente Lula já classificou de "político de ontem com ideias de anteontem". "Só se renova quem traz o novo", diz a propaganda.
O partido terá 15 minutos de propaganda divididos em inserções de 30 segundos a 1 minuto. As inserções vão ao ar hoje, na próxima quinta-feira, no sábado e na próxima terça-feira. No entanto, a TV Globo anunciou que não colocará as inserções no ar porque o partido não entregou os documentos referentes à propaganda com 15 dias de antecedência da exibição, como prevê a legislação.
No dia 8, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter um tempo da propaganda partidária na TV e no rádio que o PT já dava como perdido. No entanto, a Justiça Eleitoral entendeu que a então candidata Dilma Rousseff havia feito propaganda eleitoral antecipada e manteve multa à presidente e à sigla, além de cassar os programas em bloco, com duração de 10 minutos, a que o PT teria direito no primeiro semestre deste ano.