Rio de Janeiro – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira esperar que o Brasil aproveite a Comissão da Verdade, para sair mais “maduro e mais convicto da importância das liberdades”. O ministro participou do Fórum Nacional, no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
O ministro não quis fazer comentários sobre os rumos que a Comissão da Verdade deve tomar, o que, segundo ele, deve ser definido pela própria comissão. “Eu sou apenas ministro da Educação. O que me interessa dessa discussão é apenas a formação, os valores que podem ajudar a democracia brasileira a avançar com essa experiência”, disse Mercadante.
Em evento no Rio de Janeiro, o ministro também comentou os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que mostram um aumento da taxa de reprovação no ensino médio, em 2011. Segundo o jornal O Globo, a taxa de 13,1% é a maior desde 1999. Mercadante disse que é preciso analisar os dados com mais profundidade para entender o que houve, mas disse que uma das explicações para o aumento da taxa pode ter sido a troca de governos estaduais no ano passado.