O governo federal divulgou nesta quarta-feira um balanço das ações para a Copa do Mundo mostrando que, a dois anos do torneio 41% das 101 obras previstas para o evento sequer começaram. De acordo com os dados, somente 5% dos empreendimentos estão concluídos e 54% estão em andamento. O balanço contém informações sobre as obras até abril deste ano. Entre as obras que não tiveram início existem 15% que ainda estão em fase de elaboração de projeto e mesmo assim o governo diz que 83% dos empreendimentos estarão concluídos até 2013 e os outros 17% serão entregues no ano da Copa. O Mineirão, conforme o balanço do Ministério do Esporte, têm 55% do percentual de execução das obras realizado e a previsão é que ele esteja pronto para a Copa das Confederações, que começa dia 15 de Junho do próximo ano. Além de BH, os estádios de Fortaleza, Salvador e Brasília, estão com as obras mais avançadas.
De acordo com o balanço, estão previstos 31 empreendimentos em aeroportos das cidades-sede. Desses, 13 estão em obras e cinco já foram entregues – um em Cuiabá (MT), um em Porto Alegre (RS), dois em São Paulo e um em Campinas (SP). “Não tenho dúvida nenhuma de que conseguiremos atender à demanda da Copa”, garantiu o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante entrevista no Ministério do Esporte.
A previsão do ministro é que 41 dos 51 empreendimentos de mobilidade urbana sejam entregues até dezembro de 2013. Os demais (10) têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. Para os portos, há uma previsão de R$ 900 milhões em investimentos para readequação e revitalização de sete unidades. Quatro deles tiveram as obras iniciadas: Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador. Os portos de Santos (SP) e do Rio de Janeiro se encontram em fase de licitação, e o de Manaus (AM) ainda não teve finalizada a elaboração do projeto.
Com Agências