Estreante na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o PV quer aproveitar a popularidade da ex-senadora Marina Silva na capital mineira para alavancar a candidatura do deputado estadual Délio Malheiros. Derrotada nas eleições de 2010, Marina foi a presidenciável mais votada em BH, onde recebeu 560.037, ou 39,88% dos votos válidos. Embora ela tenha deixado a legenda no ano seguinte ao pleito em razão de divergências com a direção nacional, alguns verdes já iniciaram contatos na expectativa de que ela possa participar da campanha do ex-colega de partido.
As campanhas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão prioridade para o PV nacional. Por isso, a direção da legenda esteve ontem na capital para discutir as estratégias destas eleições, entre elas a unificação do discurso dos candidatos. A princípio, o PV vai lançar candidatos em outras seis capitais (Palmas, Aracaju, Campo Grande, Salvador, Natal e Porto Velho) e cidades de grande porte, como Macaé (RJ), Guarulhos (SP) e Cariacica (terceiro maior município do Espírito Santo).
De acordo com o secretário nacional de Comunicação do PV, José Carlos Lima, os candidatos do partido deverão se pautar por cinco temas: a gestão da saúde pública, como resolver o problema da mobilidade urbana, mais acesso à educação, segurança e violência urbana e saneamento e lixo. “Temos visto várias leis aprovadas no Brasil ligadas a esses temas. Mas se não virarem uma bandeira da sociedade, vão virar letra morta”, argumentou.