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Estado de Minas

Dilma anuncia recursos para o Anel Rodoviário nesta quarta

Trata-se da iberação de recursos para o projeto executivo, passo principal para liberar licitação suspensa desde 2010


postado em 05/06/2012 07:15 / atualizado em 05/06/2012 07:18

Depois de quase dois anos completamente parada, a licitação que prevê a revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte voltará a andar. Em visita à capital, marcada para amanhã, a presidente Dilma Rousseff (PT) vai anunciar a liberação de recursos para a elaboração do projeto executivo das obras. O processo está na estaca zero desde julho de 2010, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da licitação, ao verificar indícios de irregularidades no projeto de engenharia que poderiam causar prejuízos de R$ 300 milhões. O anúncio, marcado para AS 11h30 no Palácio da Liberdade, representa o primeiro passo para que as melhorias no corredor viário mais movimentado da capital saiam do papel.

Com o novo convênio, o trecho que hoje é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, passará a ser administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado ao governo de Minas, que vai coordenar a licitação e execução das obras. “Está tudo muito bem encaminhado e esse acordo vai permitir que a licitação finalmente seja colocada na rua. O novo projeto executivo vai garantir o bom andamento dessa obra, que queremos iniciar o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles (DEM).

O anúncio cria a expectativa de que o processo licitatório ganhe mais velocidade, uma vez que o edital para o projeto executivo deve ser lançado ainda no primeiro semestre, e até o fim do ano já devem ser conhecidas as empresas vencedoras da licitação. No ano passado, a presidente Dilma prometeu, durante passagem pela capital, que abriria uma exceção para o Anel da restrição absoluta, feita por ela mesmA, de que nenhuma obra começaria antes da aprovação do projeto executivo.

A revitalização do trecho que sobrepõe três das principais BRs do estado – 381, 040 e 262 – prevê reformas em toda a extensão da via, com alargamento de alguns trechos, a criação de vias marginais, viadutos e passarelas. O projeto elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), publicado em março de 2010 e barrado três meses depois, previa também o reassentamento de 2,6 mil famílias que vivem às margens da rodovia. Depois de reajustados os valores apontados como irregulares pelo tribunal, o orçamento total da obra ficou estimado em R$ 650 milhões e previa início das obras para janeiro deste ano.

Agenda mineira

Em sua passagem pela capital, a presidente Dilma vai visitar pela manhã as obras de modernização da linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica, entre o Horto, na Região Leste de BH, e General Carneiro, em Sabará. O projeto, que recebe apoio da União, contempla investimentos em infraestrutura urbana, com a instalação de passarelas e viadutos, pavimentação de ruas e construção de áreas de lazer em 10 bairros da região, além da duplicação de oito quilômetros da ferrovia. Na parte da tarde, Dilma visitará o Hospital Sofia Feldman, para acompanhar o funcionamento das novas alas para cuidados intermediários neonatais e centro de parto normal intra-hospitalar. As duas unidades foram inauguradas recentemente como parte do programa Rede Cegonha, do governo federal.

 


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