Os adversários de Marcio Lacerda também não definiram a escalação do time que vai enfrentar o prefeito. Mas uma coisa é certa: O que não falta é gente para entrar em campo. O objetivo é um só. Levar a disputa para o segundo turno. Ao menos até o momento, três partidos garantiram o lançamento de candidatos para tentar derrotar o prefeito em outubro: PMDB, PV e PTB.
No PMDB, o pré-candidato é o deputado federal Leonardo Quintão, derrotado por Lacerda no segundo turno da disputa pela prefeitura em 2008. Confirmada a entrada na briga, será o concorrente com mais tempo de televisão. O partido mantém articulações para a indicação do vice, mas a tendência é que a vaga seja entregue ao PR.
Colega de parlamento do peemedebista na Assembleia, outro pré-candidato, Délio Malheiros (PV), tem como cartão de visitas a atuação como advogado na área do direito do consumidor, que em Belo Horizonte já contribuiu para a vitória nas urnas de outros candidatos. No Poder Legislativo estadual, uma das cadeiras já foi ocupada por Lúcia Pacífico, a coordenadora do Movimento das Donas de Casa. Na Câmara de Belo Horizonte, a atuação na área valeu a eleição de Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB).
Ontem, Délio Malheiros anunciou o aumento no número de integrantes na Executiva municipal do PV. Os novos participantes do comando da legenda em Belo Horizonte são ligados a sindicatos e entidades de classe e, conforme Malheiros, têm compromisso com sua pré-candidatura.
O candidato a vice do deputado deverá ser indicado pelo DEM. O presidente municipal e estadual dos Democratas, deputado estadual Gustavo Corrêa, garante, por outro lado, que a legenda terá candidatura própria. Malheiros, no entanto, diz que as chances de ter um representante do partido como seu vice são de 95%.
CANTOR Apesar de fazer parte de uma legenda de médio porte, o deputado federal Eros Biondini, pré-candidato do PTB, também tem razoável poder de fogo. O parlamentar faz parte do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica. Biondini é um famoso cantor de hinos religiosos, com vários discos no mercado. O parlamentar foi vice na chapa de Leonardo Quintão nas eleições de 2008.
Para dar mais força ao ataque na estratégia do todos contra um, o vice de Biondini poderá ser o deputado federal Stéfano Aguiar (PSC), que substituiu Mário de Oliveira (PSC) na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que deixou o cargo para tratamento de saúde, é o presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular.