O secretário de Estado do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, deputado estadual licenciado Gil Pereira (PP), teve ontem o seu “dia do fico”, a exemplo de dom Pedro I, que em janeiro de 1822, desobedecendo ordens da Coroa Portuguesa, declarou: “Se é para o bem e a felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Contrariando as expectativas de que ele iria se desincompatibilizar para ser candidato a prefeito de Montes Claros, Gil Pereira decidiu permanecer no governo. “Gosto de Montes Claros e de do Norte de Minas. Permanecendo no cargo, minha contribuição será muito maior, pois estarei ajudando a cidade e toda região”, afirmou o secretário.
Gil Pereira disse que tomou a decisão após se reunir ontem à tarde com o vice-governador Alberto Pinto Coelho e com o secretário de Governo, Danilo de Castro. Por outro lado, garantiu que continuam as negociações para o lançamento de um nome apoiado pelo Palácio da Liberdade para concorrer à prefeitura da maior cidade do Norte de Minas. Disse que a escolha deverá recair agora sobre o deputado federal Jairo Ataíde (DEM) ou o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), que se lançaram como pré-candidatos. Para isso, Gil Pereira informou que será realizada uma reunião entre ele, Pimenta e Ataíde com o vice-governador e Danilo na quarta-feira.
O secretário lembrou, no entanto, que sua mulher, a atual vice-prefeita Cristina Pereira (PP), que está rompida com o prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite (PMDB), também está no páreo. “A Cristina somente vai entrar na disputa se for candidata a prefeita. Para vice novamente ela não sai”, assegurou.