A internação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira, para reavaliar as condições da laringe e retirar um cateter fez com que sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), prevista para o próximo sábado (16), fosse adiada.
No sábado, na Rio+20, o ex-presidente iria abrir a programação oficial da Arena Socioambiental com participação no painel sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. A Arena Socioambiental é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e irá apresentar as estratégias brasileiras de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.
Hoje (14), o ex-presidente Lula retira o cateter implantado para o tratamento contra o câncer na laringe a que foi submetido, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. O tratamento, que envolveu quimioterapia e radioterapia, foi encerrado em fevereiro. Exames realizados em março confirmaram que o tumor na garganta, descoberto no final de outubro de 2011, havia desaparecido completamente.