Segundo nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o exame de laringoscopia - que não estava planejado - foi realizado a pedido dos médicos devido a uma inflamação no local. A biópsia foi feita e não foram encontrados vestígios da doença.
Todos os compromissos que Lula tinha marcado até o fim desta semana foram cancelados por orientação médica. De acordo com sua assessoria, a recomendação é de que o ex-presidente poupe a voz para não inflamar ainda mais a região da laringe.
O ex-presidente iria fazer o discurso de abertura da Arena Socioambiental na Rio %2b20 neste sábado, a partir das 11 horas. Outro compromisso desmarcado foi a reunião que teria com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nesta sexta em São Paulo. Os dois discutiriam detalhes da aliança de seus partidos em torno do pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad e a situação política em Recife, onde petistas e socialistas ainda não selaram acordo para essas eleições e o PSB ameaça lançar candidato próprio. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, irá substituir o ex-presidente nesse encontro.
O hospital ainda não emitiu boletim médico sobre o procedimento realizado pelo ex-presidente.