(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro nomes estão no páreo pela PBH

Délio Malheiros (PV), Eros Biondini (PTB) e Maria da Consolação (PSOL), além de Marcio Lacerda, cujo partido fará convenção domingo, são os candidatos já definidos para a disputa


postado em 25/06/2012 07:09 / atualizado em 25/06/2012 08:02

Faltando uma semana para o fim do prazo das convenções partidárias, quatro candidatos já se colocaram no páreo para concorrer às eleições municipais de Belo Horizonte. Estão na disputa com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), o deputado estadual Délio Malheiros (PV), a professora Maria da Consolação (PSOL) e o deputado federal Eros Biondini (PTB). O PDT também vai lançar candidatura própria. A decisão foi tomada ontem durante a convenção do partido. Os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Mário Heringer (PDT) estão na disputa interna pela vaga de cabeça de chapa. Já os democratas optaram ontem por deixar nas mãos do presidente estadual da legenda, deputado estadual Gustavo Corrêa, a missão de escolher o caminho nas eleições: lançar candidatura própria ou se coligar com o PV.

O cenário político definido até o momento pode, no entanto, sofrer uma reviravolta no domingo, quando PSB, PMDB, PT e PSDB fazem suas convenções. Os presidentes do DEM e do PDT admitem que só vão bater o martelo depois do resultado das reuniões do dia 30. Eles têm até 5 de julho para registrar a chapa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Sargento Rodrigues e Gustavo Corrêa contam que nos bastidores as conversas de rompimento tanto do PT quanto do PSDB com o PSB estão ganhando força.

O PSDB quer a aliança com os socialistas na chapa proporcional, mas não aceita o PT. Já os petistas não se importam com a entrada dos tucanos na aliança, mas querem estar coligados com o PSB. De acordo com o presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes, “essa é uma matéria vencida”. Ele contou que acertou a união na disputa para a Câmara Municipal com o presidente estadual do PSB, Walfrido Mares Guia, em uma reunião recentemente. “Estamos acertando para fazer a convenção conjunta com o PSB no dia 30, no mesmo horário”, contou.

Se a aliança entre PSDB, PT e PSB for confirmada, o DEM pretende indicar um candidato a vice para concorrer ao lado de Délio Malheiros ou lançar candidatura própria. “A probabilidade é de 50% para cada lado”, disse Gustavo Corrêa. Ele só vai colocar seu nome na disputa se decidir pela candidatura própria. “Não tem chances de eu concorrer como vice”, ressaltou. O PRB também caminha para lançar a candidatura própria. O nome é o do deputado estadual Gilberto Abramo. Já o PMDB deve decidir no domingo entre o deputado estadual Sávio Souza Cruz e o deputado federal Leonardo Quintão.

Como está a disputa em BH
Quem são os candidatos e o que ainda falta definir

» Marcio Lacerda, candidato do PSB à reeleição com Miguel Corrêa (PT) de vice.
» Délio Malheiros foi escolhido o candidato do PV no sábado e agora espera a definição do DEM, que pode indicar o vice.
» Maria da Consolação (PSOL) será candidata a prefeita e terá como vice Antônio de Almeida Lima (PCB).
» Sargento Rodrigues ou Mário Heringer será candidato a prefeito pelo PDT. O vice está indefinido, aguardando as convenções dos outros partidos.
» Eros Biondini (PTB) será candidato a prefeito com Stéfano Aguiar (PSC) de vice
» Sávio Souza Cruz e Leonardo Quintão disputam a candidatura pelo PMDB. Vice indefinido.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)