Na manhã desta quarta-feira foi a vez de o PSB anunciar oficialmente adesão à candidatura de Pelegrino, abrindo mão da candidatura da senadora (e ex-prefeita) Lídice da Mata. Ela não participou do anúncio, mas o presidente municipal da legenda, Waldemar Oliveira, garantiu que ela vai atuar na campanha.
Para Oliveira, a desistência da eleição majoritária tem como objetivo tentar evitar o fortalecimento da candidatura de ACM Neto (DEM). "Entendemos que lançar um candidato próprio poderia contribuir para a vitória de Neto, candidato que representa a extrema direita", avalia.
O anúncio do PSB ocorre um dia depois de o PTB também retirar oficialmente a pré-candidatura do atual vice-prefeito, Edvaldo Brito, em prol de Pelegrino, e de o PP, do atual prefeito João Henrique Carneiro, anunciar a desistência de concorrer na eleição - a legenda tinha como pré-candidato o secretário municipal da Casa Civil, João Leão.
O anúncio do PTB esvaziou a possibilidade da formação de um bloco alternativo à polarização que se projeta entre PT e DEM na eleição. As negociações na formação do grupo, chamado "blocão", que seria formado por PCdoB, PDT e PTB, emperraram na definição sobre a candidatura majoritária.
O PT espera, agora, que PP e PDT anunciem oficialmente o apoio à candidatura de Pelegrino e acena para o PCdoB a possibilidade de integrar a chapa majoritária, com a pré-candidata do partido à prefeitura, a deputada Alice Portugal, como vice. Também é esperada a adesão do PR, depois de o líder do partido no Estado, o ex-governador César Borges, ser empossado pelo governo federal como vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal.
O DEM, que tem ACM Neto como candidato, conta com os apoios do PV - que emplacou a vice na chapa majoritária, a professora universitária Célia Sacramento -, do PSDB, do PPS e do PTN. Por meio de negociações entre direções nacionais das legendas, o DEM ainda tenta atrair o PDT.
Integrante da oposição ao PT na Bahia, o PMDB definiu que vai concorrer à prefeitura com chapa "pura", com o radialista e ex-prefeito Mário Kertész como candidato à prefeitura e o presidente da Juventude do PMDB, Nestor Neto, como candidato a vice.