Patrus, que contou ter sempre como referência o evangelho e o ensino social cristão, garantiu aos fieis que mantém um compromisso que assumiu há 20 anos atrás, quando foi prefeito da cidade: “Quero preservar a vida em Belo Horizonte em todas as frentes. Que ninguém morra de fome, quero reduzir e – se Deus quiser – acabar com os acidentes fatais no trânsito, enfrentar a questão da violência e das drogas”. A promessa foi feita em conversa com dom Serafim, arcebispo emérito da cidade, em 1992, ele contou.
O candidato a vice-prefeito em sua chapa, Aloísio Vasconcelos (PMDB), também discursou para os fieis e citou São Mateus: “Vamos combater um bom combate e vamos manter a nossa fé”, disse. Por último, o padre Elias se disse feliz pela presença e encerrou a missa com uma ave-maria, na companhia dos candidatos.
Em seu segundo ato público de campanha, Patrus caminhou pelo Bairro Alto Vera Cruz e conversou com moradores e lojistas. Ele reivindicou, como mérito de sua gestão à frente da prefeitura, a iniciativa de pensar objetivamente no futuro da cidade: “Planejamos a cidade no curto, médio e longo prazo”, afirmou. Patrus também voltou a dizer que as melhorias dos últimos anos em Belo Horizonte começaram em sua gestão: “Criamos o Orçamento Participativo, avançamos na saúde e na educação”, argumentou.
Acompanhado dos deputados federais Leonardo Quintão (PMDB) e Jô Moraes (PCdoB), do deputado estadual Paulo Lamac (PT) e dos vereadores Tarcísio Caixeta (PT) e Arnaldo Godoy (PT), ele foi seguido de perto também pelo aposentado José Antunes Silva, de 74 anos, que tocava sua sanfona e cantava incessantemente: “Patrus voltou para nós. Patrus voltou para a vitória”. Outro que conversou com o ex-ministro do Desenvolvimento Social foi o farmacêutico Danilo Silveira. De posse de um panfleto e surpreso pela visita, ele comentou: “Patrus é um bom candidato”. Baiano, Danilo disse que mora em Belo Horizonte há sete anos, e que gostou de recebê-lo em seu trabalho.
Leonardo Quintão, que foi cotado para ser vice na chapa do ex-prefeito, afirmou que vai trabalhar diariamente pela eleição de Patrus: “A campanha dele é a minha campanha”, completou. O candidato também visitou a líder comunitária Valdete da Silva Cordeiro, que o recebeu em sua casa e serviu café e biscoitos para a comitiva. Hoje, ele participa do encontro do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), com lideranças de seu partido.