A dois meses do primeiro turno das eleições municipais, menos de um terço do eleitorado sabe de cor o nome de um candidato que disputa a maior prefeitura do País, a de São Paulo. Mas este cenário tende a se alterar significativamente com o início do horário eleitoral gratuito, no dia 21 de agosto. "Com o início da propaganda gratuita, o eleitor percebe que a disputa eleitoral começou pra valer, antes disso, ele não tem entusiasmo para buscar informações sobre os candidatos", avalia o coordenador do curso de Marketing Político da ESPM, Victor Trujillo.
Por essa razão, os cenários apontados nas recentes pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura paulistana tende a mudar com a veiculação desses programas. "As pesquisas realizadas dez dias após o início do horário eleitoral gratuito já irão mostrar qual é a tendência do eleitorado, pois nos primeiros dias de programa a audiência é maior", atesta o especialista em marketing político e análise eleitoral Sidney Kuntz.
Na opinião de Kuntz, o desempenho dos candidatos depende de o eleitor confiar no que está sendo exibido nesses programas. "Pode alavancar, estagnar ou derrubar (uma candidatura", destaca o especialista. Ele ainda explica que, desde sempre, o horário eleitoral influencia os eleitores, já que mostra com quem os concorrentes estão coligados, suas experiências e propostas. "O eleitor terá muita informação para escolher o seu candidato."
Divisão - No rádio, o horário eleitoral conta com veiculação às 7h e ao meio-dia, de segunda a sábado. Na TV, a propaganda tem exibição nos mesmos dias, às 13h e às 20h30. Nas duas mídias, a duração dos programas será de meia hora. Os candidatos a prefeito terão programas que irão ao ar em 19 dias, às segundas, quartas e sextas. Já os candidatos a vereador terão também 19 dias de propaganda, às terças, quintas e sábados.
Na opinião de Sidney Kuntz, cada vez mais o ponto máximo das campanhas estão sendo direcionados para as datas próximas das eleições, com o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. "Os marqueteiros dão extrema importância para o horário eleitoral gratuito, e é onde se gasta boa parte dos recursos de uma campanha", afirma Kuntz.
"É preciso notar que a maioria dos eleitores não se interessa [em conhecer os candidatos]", analisa o professor Victor Trujillo. "Na TV, é praticamente o único momento em que o eleitor tem oportunidade de conhecer os concorrentes."