Cerca de 3,3 mil ex-prefeitos vão disputar as eleições de outubro. Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 3.299 prefeitos eleitos nos anos de 1996, 2000 e 2004 buscam um novo mandato em 2012. O número supera o total de 2.736 políticos eleitos em 2008 e que tentam agora a reeleição, o que corresponde a 74,8% dos prefeitos que tinham condições de concorrer novamente ao cargo em todo o País.
Minas Gerais é o Estado que tem mais candidatos nessa situação, quando são analisados os números absolutos. Dos políticos que estão na disputa pelas prefeituras mineiras, 570 foram prefeitos em mandatos anteriores, a maioria entre 2001 e 2004. "Minas Gerais possui 853 municípios, 15% do total brasileiro, e é natural que tenha mais candidatos tentando retornar à prefeitura", avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
O campeão em termos proporcionais, no entanto, é o Rio de Janeiro. O Estado tem 92 municípios e 77 ex-prefeitos na disputa.
Para Ziulkoski, muitos desses candidatos estão desinformados quanto às dificuldades atuais da gestão municipal. "Alguns foram prefeitos quando ainda nem existia a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada em 2000. Muita coisa está diferente agora. Os municípios estão se tornando inviáveis para gerir", reclama.
Diante dessas dificuldades, Ziulkoski avalia que o número de candidatos tentando retornar às prefeituras não é alto. "O número é diluído em vários mandatos, desde 1997", afirmou. "Estamos começando esse levantamento e vamos ver se esse número aumenta ou diminui nos próximos anos."