(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa a fase de votação; ministros debatem apenas questões preliminares


postado em 15/08/2012 17:48

Começou, por volta das 17h30 desta quarta-feira (15/8), a fase de votação do julgamento do mensalão. Chegou ao fim a defesa dos 38 réus no plenário e, hoje, os ministros devem debater apenas questões preliminares.

Entre os assuntos, está, novamente, o desmembramento da ação e a anulação do processo em relação a Carlos Quaglia, que alega cerceamento de defesa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou hoje a primeira etapa do julgamento do mensalão, destinada à defesa oral dos 38 réus do processo. A sessão foi retomada hoje com as considerações de José Luiz Alves, que era chefe de gabinete do Ministério dos Transportes entre 2003 e 2004. Ele é acusado do crime de lavagem de dinheiro por ter sacado quantias no Banco Rural em nome do então ministro Anderson Adauto. O saque é confirmado pela defesa, mas os advogados sustentam que Alves não sabia da origem ilegal da verba.

Os últimos réus defendidos na tribuna foram o publicitário Duda Mendonça e a sócia dele Zilmar Fernandes Silveira, que atuaram na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República em 2002. Ambos são acusados dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro por terem recebido dívidas da campanha por meio do esquema ilícito montado por Marcos Valério.

Os advogados atestam que os dois receberam por um serviço efetivamente prestado ao PT e que não sabiam da existência de organização criminosa para viabilizar o pagamento. A defesa alega ainda que não houve crime de evasão de divisas porque as transferências seguiram as normas permitidas pelo Banco Central à época.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)