Jornal Estado de Minas

CPI pode ser prorrogada para investigar ligações políticas de Cachoeira, diz relator

Diana Pimentel

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados devem ser prorrogados. A informação é do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPMI no Congresso Nacional. Cunha está nesta sexta-feira em Belo Horizonte para acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda política na capital mineira. Segundo o deputado, a parte de depoimentos termina na semana que vem e, no final de setembro, ele apresenta relatório parcial do que foi apurado.

Segundo o relator, até agora o foco das investigações foi a relação de Cachoeira com cerca de 20 empresas, entre elas a Delta Engenharia, que assinou contratos milionários com prefeituras, governos estaduais e, inclusive, para obras do governo federal. A prorrogação dos trabalhos, de acordo com o deputado, seria necessária para averiguar as implicações políticas nas relações do bicheiro com agentes públicos e governos. "A Polícia Federal não fez uma investigação mais profunda do envolvimento político do Cachoeira. Isso não foi possível porque a maioria dos depoentes fez pacto de silêncio", afirmou. Cunha afirmou que, a partir de hoje, a comissão começa a receber da Polícia Federal documentos, vídeos e áudios recolhidos durante a Operação Monte Carlo, que investigou o esquema ilegal montado por Cachoeira.

A decisão sobre a prorrogação dos trabalhos vai ficar para o início de outubro. Questionado se o foco político pode prejudicar o governo federal, Cunha foi cauteloso. "Só vou emitir minha opinião no início de outubro quando a gente vai definir se vamos precisar ou não prorrogar", afirmou.

Lula em BH

O ex-presidente está em Belo Horizonte nesta sexta-feira para apoiar a campanha de Patrus Ananias (PT) à prefeitura. Lula chegou ontem à cidade, onde jantou na casa do presidente estadual do PSB, Walfrido Mares Guia. Na ocasião, ele afirmou que escolheu Minas para iniciar a maratona de comícios por ser um estado muito importante e por Patrus ser seu amigo. Nesta manhã, o ex-presidente recebeu 34 candidatos a prefeito do PT em cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes. O encontro aconteceu no hotel Ouro Minas, onde também participou de almoço com autoridades, parlamentares e lideranças do PT. Às 19h, ele estará ao lado de Patrus em comício na Praça da Estação, no centro da cidade.

Além do ex-presidente, participarão do evento o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; a ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci, e o presidente do PT, Rui Falcão.