(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

CPI pode ser prorrogada para investigar ligações políticas de Cachoeira, diz relator


postado em 31/08/2012 12:19 / atualizado em 31/08/2012 23:29

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados devem ser prorrogados. A informação é do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPMI no Congresso Nacional. Cunha está nesta sexta-feira em Belo Horizonte para acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda política na capital mineira. Segundo o deputado, a parte de depoimentos termina na semana que vem e, no final de setembro, ele apresenta relatório parcial do que foi apurado.

Segundo o relator, até agora o foco das investigações foi a relação de Cachoeira com cerca de 20 empresas, entre elas a Delta Engenharia, que assinou contratos milionários com prefeituras, governos estaduais e, inclusive, para obras do governo federal. A prorrogação dos trabalhos, de acordo com o deputado, seria necessária para averiguar as implicações políticas nas relações do bicheiro com agentes públicos e governos. "A Polícia Federal não fez uma investigação mais profunda do envolvimento político do Cachoeira. Isso não foi possível porque a maioria dos depoentes fez pacto de silêncio", afirmou. Cunha afirmou que, a partir de hoje, a comissão começa a receber da Polícia Federal documentos, vídeos e áudios recolhidos durante a Operação Monte Carlo, que investigou o esquema ilegal montado por Cachoeira.

A decisão sobre a prorrogação dos trabalhos vai ficar para o início de outubro. Questionado se o foco político pode prejudicar o governo federal, Cunha foi cauteloso. "Só vou emitir minha opinião no início de outubro quando a gente vai definir se vamos precisar ou não prorrogar", afirmou.

Lula em BH

O ex-presidente está em Belo Horizonte nesta sexta-feira para apoiar a campanha de Patrus Ananias (PT) à prefeitura. Lula chegou ontem à cidade, onde jantou na casa do presidente estadual do PSB, Walfrido Mares Guia. Na ocasião, ele afirmou que escolheu Minas para iniciar a maratona de comícios por ser um estado muito importante e por Patrus ser seu amigo. Nesta manhã, o ex-presidente recebeu 34 candidatos a prefeito do PT em cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes. O encontro aconteceu no hotel Ouro Minas, onde também participou de almoço com autoridades, parlamentares e lideranças do PT. Às 19h, ele estará ao lado de Patrus em comício na Praça da Estação, no centro da cidade.

Além do ex-presidente, participarão do evento o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; a ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci, e o presidente do PT, Rui Falcão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)