Leia Mais
Relator e ministro do STF condena o delator do esquema do mensalãoSó o PL cooptou 23 deputados com o mensalão, diz Barbosa Com medo do julgamento do mensalão, PT convoca 'batalha' contra 'mentiras'Empresário da construção dá R$ 3 milhões para campanha eleitoralAtaque
Na iminência de ser julgado pelo Supremo pelo crime de corrupção ativa, Dirceu quebrou o silêncio que manteve nos últimos meses e partiu para o ataque, de olho nas disputas eleitorais. Ontem, o principal réu do mensalão publicou dois textos em seu blog contra representantes da oposição, com ataques duros contra o deputado federal ACM Neto, candidato à Prefeitura de Salvador, e José Serra, que concorre em São Paulo. Dirceu citou o chamado mensalão do DEM, descoberto a partir da Operação Caixa de Pandora.
Em seu blog, que o ex-ministro denomina como “um espaço para a discussão do Brasil”, Dirceu raríssimas vezes se manifesta sobre a Ação Penal 470, portanto, as duras críticas publicadas ontem chamam a atenção. Acusado pela Procuradoria Geral da República de ser o chefe da quadrilha do mensalão, ele disse que ACM Neto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e José Serra parecem “não ter senso de ridículo” e acham “que o povo tem memória curta”.
“O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu tradicional aliado, ACM Neto (DEM-BA), decididamente não levam em consideração aquele ditado de que ‘macaco não olha para a cauda’”, bradou Dirceu em seu texto.
Ele afirma que FHC tem “uma carga de escândalos em seus dois governos” e, portanto, não poderia “posar de arauto da moralidade pública.” Segundo o ex-ministro, o PSDB é “campeão de ficha suja”. Para o ex-ministro, a lista de escândalos nos quais o ex-presidente tucano se envolveu é maior “do que qualquer prontuário policial”. (AMC, DA e HM)