Leia Mais
Relator retoma leitura de voto sobre compra de apoio parlamentar"Influência local de Lula é mito", diz marqueteiro sobre apoio a candidatosEx-presidente do PT tem esperança de ser absolvido no processo do mensalãoJulgamento do mensalão: condenado só terá direito a benefício se reparar danoCompra de apoio no Congresso pode atrasar julgamento do mensalãoPresidente do STF no auge da popularidadeProjeto do governo federal prevê punição maior para lavagem de dinheiroBarbosa condena sete políticos e mais cinco réusEm relação ao PL, ele defendeu a condenação por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro do deputado federal Valdemar Costa Neto (SP) e o ex-tesoureiro do partido Jacinto Lamas. O ministro considerou culpado ainda o ex-deputado Carlos Rodrigues (RJ) dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O relator votou também pela condenação do presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do esquema, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, assim como de seu correligionário e ex-deputado Romeu Queiroz (MG) e do ex-secretário da legenda Emerson Palmieri. O ministro considerou culpado ainda o ex-líder do PMDB José Borba das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O único réu julgado neste capítulo que teve voto pela absolvição integral foi Antonio Lamas, irmão de Jacinto Lamas. O Ministério Público já tinha se pronunciado nessa direção.