Sem conseguir alavancar a campanha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, faltando duas semanas para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia neste sábado uma série de comícios com candidatos do partido no ABC. A região é tradicional reduto petista e marcou o início da carreira política do ex-presidente, mas em duas das quatro cidades a serem visitadas, candidatos de outros partidos lideram a disputa pelas prefeituras.
No domingo, Lula faz comícios em outras duas cidades estratégicas para o partido. De manhã, em Santo André, o ex-presidente tenta melhorar a posição do petista Carlos Grana, segundo colocado nas intenções de voto, atrás do prefeito atual Aidan Ravin (PTB). Lula interferiu diretamente para Grana ser escolhido candidato, preterindo outros nomes do partido. A expectativa é de que o petista dispute o segundo turno com Ravin. À tarde, o ex-presidente vai a Diadema apoiar a reeleição de Mário Reali, líder nas pesquisas. A cidade foi a primeira a ter um governo petista, com a eleição de Gilson Menezes, em 1983.
Na segunda-feira à noite, Lula deve encerrar a maratona em Mauá, em apoio a Donizete Braga. Na cidade governada pelo petista Oswaldo Dias, as pesquisas apontam em primeiro lugar Vanessa Damo, do PMDB. A ida a Mauá depende do estado físico de Lula que desde a quinta-feira, cumpre agenda fora de São Paulo. De Manaus, onde fez comício e participou de reuniões políticas, o ex-presidente seguiu nesta sexta para a Cidade do México, para participar do evento "México Século XXI", com estudantes universitários. Lula retorna neste sábado de sua primeira viagem internacional desde a descoberta do câncer, em outubro de 2010, direto para o ABC.