Leia Mais
Divergência sobre lavagem de dinheiro esquenta clima no Supremo Revisor do processo do mensalão condena ex-deputados do PTB por corrupção passivaRelator e revisor do mensalão travam novo embate durante julgamentoComissão do Senado aprova mudança no critério de abatimento de pena do condenadoCármen Lúcia vota pela condenação de 12 réusFux condena José Borba por corrupção e lavagemPara Britto e Mello, esquema não se resumiu a caixa doisLuiz Fux vota pela condenação dos cinco réus ligados ao PPRosa weber absolve oioto da acusação de formação de quadrilhaRosa Weber segue relator e condena 10 por corrupçãoSobre Pedro Henry, ex-líder do PP, - absolvido pelo ministro Ricardo Lewandowsky -, Barbosa disse que a atuação do réu foi “fundamental na distribuição das tarefas”, em uma forma de agir que é “característica de uma quadrilha”. Ainda segundo ele, Henry foi um dos principais articuladores, além de negociar e fazer tratativas afim de consumar os atos ilícitos.
Nesta fatia são julgados 23 réus pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Nesse grupo está o chamado núcleo político do suposto esquema de compra de apoio político, integrado pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Por decisão do relator, ministro Joaquim Barbosa, serão julgados primeiro os políticos que teriam recebido dinheiro pelo esquema e só depois será avaliado o envolvimento dos petistas.
Na sessão de quarta-feira, Ricardo Lewandowski concluiu seu voto e afirmou não haver provas de compra de apoio político na Câmara pelo governo Lula. Em seu entendimento, trata-se de um esquema de caixa 2 de campanha. Ao avaliar recebimento de recursos por pessoas ligadas ao PP, PL (atual PR), PTB e PMDB, o ministro condenou nove réus e absolveu quatro. Já o relator, ministro Joaquim Barbosa, condenou 12 réus e absolveu apenas um.
Ambos votaram pela condenação do delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson, pelo crime de corrupção passiva. Mas, diferentemente de Barbosa, Lewandowski o absolveu da acusação de lavagem de dinheiro. A divergência de avaliação entre os dois gerou novas discussões na sessão de quarta.
Com Agência Estado