Leia Mais
Condenados no processo do mensalão podem receber penas menoresCondenado pelo STF, Costa Neto diz que vai recorrerQuadrilha investigada pela Operação Porto Seguro ajudou no mensalãoBarbosa diz que pena dada a Valdemar Costa Neto é "absurdo dos absurdos"Para Marco Aurélio, a atitude de Costa Neto “é o direito de espernear ou de se fazer um discurso político, preparar outro campo”. “Nós ainda somos uma república soberana. Até quando, eu não sei, mas espero não viver até o dia em que não seremos mais", disse o ministro.
Marco Aurélio destacou que, embora o Brasil tenha apoiado a criação e reconhecido o tribunal internacional, os pronunciamentos da Corte não alteram decisões do órgão máximo do Judiciário brasileiro. “De qualquer forma, o pedido ainda passa por uma triagem. Será que vão encampar uma irregularidade conquanto a uma decisão condenatória por peculato, lavagem de dinheiro, por quadrilha, por corrupção? Dificilmente a corte internacional vai se pronunciar”, avaliou.
“Eu garanto que antes do julgamento ele tinha certeza que a decisão seria favorável pela absolvição aqui no Supremo”, disse Marco Aurélio.