Jornal Estado de Minas

Dilma vota em Porto Alegre e não abre voto

AgĂȘncia Estado

- Foto: AFP PHOTO/Marcos NAGELSTEIN

A presidente da República, Dilma Rousseff, votou nesta manhã de domingo, em Porto Alegre. Questionada pela imprensa sobre quem votou, Dilma disse que o voto é secreto, e que "não votava como presidente, mas como cidadã". A posição de não abrir o voto segue postura adotada durante a campanha.

Além do candidato petista, Adão Villaverde, concorrem ao executivo da capital gaúcha os candidatos da base aliada no governo federal, José Fortunati (PDT) e Manuela D'Ávila (PCdoB). Fortunati deve se reeleger no primeiro turno, de acordo com as últimas pesquisas.

Dilma chegou às 9h30 na escola Santos Dumont, na zona sul da capital gaúcha, acompanhada do governador Tarso Genro (PT), que é eleitor no mesmo local. Também compareceram os políticos Raul Pont e Olívio Dutra, ambos do PT gaúcho.

Depois da votação, Dilma afirmou que muita gente não lembra de como era o Brasil no período em que não havia eleições diretas. Agora, destacou, é um País de democracia com regras.

Perguntada sobre eleição de São Paulo, Dilma Rousseff, respondeu que não votava na capital paulista. Ressaltou, no entanto, que, se votasse, escolheria o candidato do PT, Fernando Haddad.

Depois de votar pela manhã, Dilma deve embarcar para Brasília daqui a pouco, partindo do Aeroporto Salgado Filho. A chegada dela à capital federal está prevista para às 12h10, na Base Aérea de Brasília.