Jornal Estado de Minas

Eduardo Paes é reeleito no Rio de Janeiro

Marina Rigueira

Mais cedo, o prefeito posou ao lado dos filhos - Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
O candidato Eduardo Paes (PMDB) venceu a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro e foi reeleito com 64,60% dos votos válidos. Marcelo Freixo (PSOL) ficou em segundo lugar, com 28,51% dos votos válidos. Até agora foram apurados 91% das urnas. Os votos brancos somam 4,91% e os nulos, 8,59%. A abstenção está em 20,64%.


Eduardo Paes nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e tem 42 anos. Começou sua trajetória política como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no início dos anos 1990. Em seguida, foi vereador e deputado federal. Entre as propostas de Eduardo Paes estão oferecer ensino integral para 240 mil crianças  e reduzir o tempo de espera para consultas médicas nas emergências municipais e nos hospitais da prefeitura.
Confira o resultado das eleições em BH e nas capitais brasileiras

A coligação que ajudou a viabilizar a reeleição de Paes contou com 20 partidos, o que lhe garantiu mais da metade do tempo do horário eleitoral. Apesar do crescimento na reta final da campanha, Marcelo Freixo (PSOL), não conseguiu repetir o desempenho de Fernando Gabeira (PV), que alcançou o segundo turno das eleições municipais em 2008, quando perdeu por margem apertada.

Com agências