O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, disse nesta noite que o resultado das eleições municipais revelam crescimento do partido, principalmente com a aprovação nacional do governo Dilma Rousseff. "O PT vai fazer mais vereadores, vai ter mais votos, vai conquistar mais cidades", disse o dirigente, que está reunido com militantes e apoiadores da candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.
Para o petista, o uso do julgamento do mensalão nesta eleição não tem surtido efeito positivo para os adversários. "Esse tipo de campanha não tem dado certo em lugar nenhum", considerou.
Falcão disse que a campanha de Fernando Haddad deve procurar os partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff para apoiá-lo. Entre eles, o PRB, de Celso Russomanno, e o PMDB, de Gabriel Chalita. "A tendência é que a gente esteja junto com os nossos aliados", comentou. Falcão disse ainda que espera o apoio de Chalita.
Questionado sobre a derrota do PT no Recife, Falcão ressaltou que possivelmente um candidato da base aliada deverá se eleger. "Você ganha e perde eleição. No Recife, vamos perder, mas possivelmente um aliado nosso será vitorioso." Falcão afirmou também que o partido pretende promover discussões na capital pernambucana para avaliar os erros do partido nessa eleição.
Com 99,12% das seções apuradas em Recife (PE), há pouco, o candidato do PSB, Geraldo Júlio, já está matematicamente eleito e será o próximo prefeito da capital pernambucana, com 51,14% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Daniel Coelho, vem na sequência, com 27,66%. O petista Humberto Costa ficou em terceiro, com 17,43%. Os números são Tribunal Superior Eleitoral (TSE).