Leia Mais
Campinas: segundo turno será disputado entre Donizette e PochmannCandidatos do PCdoB e PSDB disputam segundo turno em Jundiaí (SP)Eleitor que votou em ficha suja já sabia do risco, diz presidenta do TSEAntonieta (PMDB) e Farid Madi (PDT) disputam o segundo turno em GuarujáSerra comemora e cutuca PT lembrando do mensalãoPalanques com Lula ajudam candidatos de São PauloMunicípios ainda dependem do TSE para conhecer futuros prefeitosFichas-sujas que disputaram eleição aguardam decisão do TSETSE faz esforço concentrado para julgar casos da Ficha LimpaCandidatos dependem da Justiça Eleitoral para confirmar vitórias nas urnasPendências judiciais podem alterar resultado eleitoral em algumas cidadesTSE registra ausência de 23 milhões de eleitores no primeiro turnoEleitor que não votou nesse domingo poderá participar do segundo turnoHoje à noite, ao comentar o primeiro turno da eleição municipal, a presidente do TSE afirmou que tudo ocorreu dentro da normalidade e da tranquilidade, inclusive os índices de votos brancos e nulos, os episódios de prisão e as quebras das urnas eletrônicas. "O Brasil está avançado. A demonstração é este domingo", disse.
Indagada sobre os efeitos da Ficha Limpa, Cármen Lúcia afirmou que há um ânimo maior. "Há um ânimo maior, ainda que a cidadania brasileira ainda demande um efetivo conhecimento de todos os pormenores da Lei da Ficha Limpa", disse. Ela voltou a dizer que a política é uma atividade essencial, que "não pode ser demonizada".
Ao lado dela estava o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. O ministro disse que a eleição é o "ápice do processo democrático" e destacou a experiência com o voto biométrico, considerado por ele como "a cereja do bolo".