Jornal Estado de Minas

Maioria dos senadores que disputou prefeituras saiu derrotada

Dispostos a deixar o Senado por um cargo Executivo, mesmo que municipal, a maioria dos cinco senadores candidatos nestas eleições teve um desempenho ruim. O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) amargou um sétimo lugar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Ele obteve apenas 1,82% dos votos válidos. O senador Wellington Dias (PT-PI), ex-governador do Piauí, ficou em terceiro lugar na disputa para a Prefeitura de Teresina, com 14 18% dos votos válidos, atrás dos candidatos do PSDB e do PTB.
O senador Humberto Costa (PT-PE) não conseguiu nem a metade dos votos do primeiro colocado na disputa. Em Recife, a eleição foi decidida em primeiro turno com Geraldo Júlio (PSB) obtendo 51 15% dos votos válidos. O segundo colocado, Daniel Coelho (PSDB), ficou com 27,65% dos votos e o senador Humberto Costa, com 17 43% dos votos válidos.

Os dois outros candidatos conseguiram chegar ao segundo turno. O senador Cícero Lucena (PSDB) teve 20,27% dos votos válidos e o primeiro colocado, o petista Luciano Cartaxo, 38,32%. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) vai disputar a Prefeitura de Manaus com o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB). Ela ficou com 19 95% dos votos válidos e Virgílio, com 40,55%.