Leia Mais
Tasso Jereissati prega candidatura de Aécio para 2014Em Salvador, Aécio volta a atacar HaddadAécio diz que Lula age como líder de facçãoAécio Neves faz caminhada de apoio a PSDB no RecifeAécio é cauteloso sobre uso do mensalão na campanhaAécio diz que desagravo a Lula 'beirou o ridículo'Aécio reforçará campanha tucana em São Luís e ManausApurados os votos, reeleição fica em baixa em Minas GeraisDilma recebe hoje presidente da Irlanda para conversar sobre parceriasAécio defende que os tucanos devem iniciar 2014 com nome para a disputa presidencialNo segundo turno, Dilma subirá no palanque de candidatos em Salvador e de São PauloLacerda demite petistas para ter paz na PBHAécio foi o principal fiador de Lacerda no racha entre PSB e PT ocorrido em junho passado e articulou pessoalmente e por meio de aliados a composição da coligação em torno do prefeito, formada por 19 partidos - 16 deles integrantes da base do governo da presidente Dilma.
A derrota em primeiro turno foi um baque para o PT. A própria Dilma entrou na eleição, assim como Lula, negociando a formação da coligação e da chapa de Patrus, que reproduziu a aliança nacional, com o peemedebista Aloísio Vasconcellos de vice. Os dois principais líderes petistas, contudo, não conseguiram reverter a vantagem de Lacerda.
“Viva a vitória! Viva Belo Horizonte! Viva a verdade!”, bradou Lacerda, em rápido comício para seus apoiadores, improvisado em um carro de som em frente ao comitê central da campanha, no bairro Gutierrez. “Minas jamais se curva, ao contrário, Minas se engrandece pelo embate”, discursou Aécio após a proclamação da vitória. Com a reeleição, o nome de Lacerda passa a ser o mais cotado para a disputa pelo governo mineiro em 2014 com apoio do senador tucano, já que o PSDB-MG não conta com nenhuma opção considerada “natural”.
Após a confirmação do resultado, Patrus, recebido com palmas na sede do comitê de campanha, contou que ligou para Lacerda. “Eu disse que reconhecia o resultado e que estamos à disposição. Não vamos fazer oposição a Belo Horizonte. Mas vamos cobrar dia a dia as promessas que ele fez”, afirmou. O petista avaliou que o PT sai “fortalecido” do pleito.