Leia Mais
Ayres Britto diz que eleições brasileiras são as mais eficientes do mundoEm seis capitais do Nordeste as eleições serão decididas no segundo turnoEleições revelam crescimento do PT, diz FalcãoEm Cedro (PE), que tem um eleitorado de 9.248 pessoas, 1.826 (19,7%) dos aptos a eleger o próximo prefeito, deixaram de votar em Miguel Leite, apoiado por coligação acertada pelo PV e o PT, ou em Neguinho de Zé Arlindo (PSB-PTB/PRP/PSDB). Os 7.304 votos recebidos pelos dois postulantes ao cargo estão, por enquanto, considerados nulos.
Levantamento realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) mostra a situação de cidades com candidatos a prefeito eleitos com o maior percentual de votos em todo o país. Em Santa Brígida (BA), Gordo de Raimundo (PT/PDT/PHS/PSDB/PP) obteve a preferência de 99,7% do eleitorado, mesmo tendo um concorrente. Na casa dos 99% dos votos válidos dados a um candidato estão os municípios de Santa Terezinha (BA), Água Preta (PE) e Granja (CE).
O levantamento mostra que 256 prefeitos obtiveram 100% dos votos válidos. Isso se explica ou porque foram candidatos únicos ou pelo fato de os concorrentes responderem a processos ainda não julgados pelo TSE. Nessa segunda hipótese, os votos dados aos concorrentes estão temporariamente computados como nulos.
Os dados colhidos pela EBC mostram os dez municípios onde candidatos se elegeram com índices que oscilam entre 23,8% e 28,2% dos votos válidos. Em Laranjal do Jari (AP), Zeca Madeireiro (PP) tomará posse em janeiro com o apoio de 23,8% dos votos obtidos. Em Lagoa da Prata (MG), Paulinho Despachante (PDT) recebeu apoio de 28,2% do eleitorado.
O baixo percentual de votos válidos se repete em Raposos (MG), Candeias do Jamari (RO), Tapauá (AM), Rio Largo (AL), Guaratinguetá (SP), Itumirim (MG), Porto Grande (AP) e Marapanim (PA). Em 1.144 municípios o prefeito eleito não atingiu 50% dos votos válidos de acordo com a pesquisa realizada nos resultados do TSE.