(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aposta em Lula e Dilma para campanhas do 2º turno em Minas

Candidatos do PT em Minas querem os dois principais cabos eleitorais do partido no palanque em Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros


postado em 11/10/2012 06:00 / atualizado em 11/10/2012 07:09

Os candidatos do PT que disputam o segundo turno em Minas Gerais apostam em seu maior cabo eleitoral para a vencer as eleições: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E ainda sonham mais alto. Querem também a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, no palanque. No primeiro turno Lula e a presidente fizeram campanha em Minas Gerais apenas para o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, que perdeu a disputa para o prefeito Márcio Lacerda (PSB), reeleito para mais um mandato.

Nessa fase da disputa a direção do partido tenta convencer os dois a participar das campanhas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Montes Claros, no Norte do estado, onde o partido está no páreo.


A presença de Lula ainda não está definida. A agenda do ex-presidente, que aposta todas suas fichas na eleição de São Paulo, onde o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), disputa com um adversário histórico do PT, o ex-governador José Serra (PSDB), não foi acertada.


Na terça-feira, a candidata do PT em Juiz de Fora, Margarida Salomão, e o de Montes Claros, Paulo Guedes (PT), estiveram com Lula e a direção nacional do partido em São Paulo. A reunião contou com a presença de 22 candidatos do partido que estão segundo turno. Ao todo haverá nova disputa em 50 cidades brasileiras, com eleitorado acima de 200 mil. Haverá segundo turno também Uberaba, no Triângulo, onde disputam o deputado federal Paulo Piau (PMDB) e o estadual Antônio Lerin (PSB). O PSDB não participa do segundo turno em nenhuma cidade mineira.


“Ele (Lula) nos estimulou muito e orientou. Disse pessoalmente que tem grande interesse que Juiz de Fora seja governada pelo PT e confirmou que vem à cidade. Está fechando a agenda até amanhã (sexta-feira)”, disse a candidata, que disputa com o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), partido integrante da base aliada do governo Dilma.


Paulo Guedes, que começou a disputa em último lugar nas pesquisas eleitorais e chegou na frente no primeiro turno, disse que as chances de Lula aparecer em Montes Claros são grandes. Segundo ele, o diretório nacional está fazendo uma programação e até a semana que vem deverá ter concluído a definição da agenda de Lula no segundo turno.


Depoimento

No encontro de anteontem com o ex-presidente em São Paulo, o candidato aproveitou para tirar fotos e fazer gravações ao lado do presidente. O candidato disse que a assessoria da presidente também já entrou em contato com a coordenação de sua campanha confirmando a gravação de depoimento para sua campanha. “Vamos ficar na torcida para o ex-presidente Lula vir mesmo, pois ele é muito querido aqui no norte de Minas. Vamos ver”.


Já Durval Ângelo, que disputa a Prefeitura de Contagem com o deputado estadual Carlin Moura (PcdoB), aposta também na visita de Lula. Ele não pode participar do encontro com o ex-presidente, mas enviou um representante e a expectativa é grande em relação à vinda de Lula. Até porque o seu adversário usou imagens de Lula e Dilma durante a campanha e nesse segundo turno vai contar com o apoio de outro cabo eleitoral de peso em Minas Gerais, o senador Aécio Neves (PSDB) que, a contragosto, apoiou no primeiro turno o tucano Ademir Lucas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)