Os primeiros dias de campanha nas ruas após o resultado do 1º turno das eleições municipais foram uma prévia do embate que será travado entre o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo José Serra, e o seu adversário petista, Fernando Haddad, quando o horário eleitoral no rádio e na TV recomeçar a ser exibido, na próxima segunda-feira.
Os tucanos voltarão a explorar o julgamento do mensalão na propaganda eleitoral. A tática já havia sido usada na primeira etapa da disputa e deve ser reforçada agora, depois da condenação pelo Supremo Tribunal Federal de quadros históricos do PT, como José Dirceu e José Genoino.
Outra estratégia que será mantida no horário eleitoral nesta segunda etapa será fazer comparações entre as gestões do PSDB e do PT, especialmente entre o período em que a cidade era governada pela petista Marta Suplicy (2002-2006).
O campo petista também já prepara suas armas para o contra-ataque. Nos eventos de rua desta semana e durante entrevistas, Haddad tem rebatido as críticas sobre o julgamento do mensalão citando o escândalo que envolveu desvio de recursos para a campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas em 1998, batizado de “mensalão mineiro”. A estratégia deve ser repetida na TV.
A campanha do PT também vai explorar a má avaliação por parte dos paulistanos da administração do prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de Serra, além de usar as suspeitas de corrupção em torno da atual gestão contra o tucano.
O principal alvo seriam as denúncias contra o ex-diretor do Departamento de Aprovações (Aprov) Hussain Aref Saab, que está sendo investigado por acumular mais de 116 imóveis nos sete anos em que chefiou o órgão. Aref foi nomeado quando Serra era prefeito.
O fato de Serra ter deixado a Prefeitura para concorrer ao governo do Estado em 2006, um ano e três meses após ter assumido o mandato, também voltará a ser lembrado na televisão. No primeiro programa eleitoral do petista na TV, Haddad disse que São Paulo estava “cansada de prefeito de meio mandato” em uma alusão ao episódio. O tema voltou à tona em diversos momentos no 1.º turno.
A partir de segunda-feira, cada candidato terá direito a dez minutos em cada um dos dois blocos, que vão ao ar às 13h e às 20h30, de segunda-feira a sábado. Haverá também a propaganda no rádio, com os mesmos dez minutos em cada bloco, às 7h e às 12h.