Leia Mais
Única esperança para réus culpados do mensalão é torcer pelas penas mínimasSTF decide se houve formação de quadrilha no mensalãoManifestantes aplaudem atuação do STF no julgamento do mensalãoJulgamento do mensalão é marco para política, diz Barbosa Barbosa vota pela absolvição de Duda e Zilmar por evasão de divisas Joaquim Barbosa absolve Duda Mendonça e sócia pelo crime de lavagem de dinheiroSTF retoma julgamento com mudança no cronogramaContra Duda Mendonça e sua sócia Zilmar pesa também a denúncia de que teriam transferido recursos de forma irregular para contas que mantinham em paraísos fiscais. Ambos respondem por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. De acordo com a acusação, os marqueteiros exigiram que o pagamento de quase R$ 10 milhões referente ao serviço prestado para o PT fosse feito por meio de depósito em uma conta no exterior.
Já no último item a ser analisado antes do término do julgamento, os ministros voltarão a se pronunciar sobre o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Ele mais 12 réus serão julgados pelo crime de formação de quadrilha. A tendência é de que Dirceu, que já foi condenado por corrupção ativa, seja considerado novamente culpado, desta vez da acusação de ser o chefe da quadrilha do mensalão.
PENAS Antes da proclamação final do resultado do julgamento, haverá ainda a fase de dosimetria das penas dos réus condenados. Em uma etapa anterior, porém, os ministros terão de desempatar a análise em relação à acusação de lavagem de dinheiro contra o ex-deputado federal do PMDB do Paraná José Borba. O placar parcial é de 5 votos a 5. Outros empates poderão ocorrer e também precisarão ser elucidados antes do cálculo das penas.
O plenário ainda definirá se os empates serão resolvidos com a aplicação do in dubio pro reo, mecanismo no qual, na dúvida, absolve-se o réu, ou com o chamado voto de qualidade do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que, nesse caso, votaria novamente. A expectativa dos ministros é de que a fase de cálculo das penas se inicie ainda este mês, para que o julgamento seja concluído até a primeira semana de novembro.