Leia Mais
Ex-deputado paulista acusado de improbidade e corrupção consegue vaga na Câmara de BetimMuito barulho para a chegada de Dilma a Betim nesta sextaJuiz de Fora, Contagem, Montes Claros e Uberaba têm disputa acirrada, o que adia decisãoRompidos na capital, PT e PSB estão unidos em Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora Senador petista diz que eleições municipais frustraram quem esperava fracasso do PTPSDB diz que PT coloca o governo federal a favor de candidaturasTendência do PSDB é apoiar Ruy Muniz, candidato do PRB a prefeito de Montes ClarosNo segundo turno, PSDB sobe em três palanques mineirosMapa da votação mostra onde partidos elegeram mais candidatos em Minas GeraisEm meio à onda vermelha que se formou com a abertura das urnas no primeiro turno em Minas, os tucanos garantiram ao menos uma grande jangada. Arrancaram do PT, em confronto direto, a cidade de Betim, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o quinto maior colégio eleitoral de Minas. O PSDB assegurou ainda a permanência no poder em Divinópolis, Região Centro-Oeste, a 11ª do estado em total de moradores aptos ao voto.
Por outro lado, tiveram uma derrota menos expressiva em termos de eleitorado, mas extremamente marcante pela simbologia. O PT venceu o candidato apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB) em São João del-Rei, na Região Central de Minas, cidade onde nasceu o avô do parlamentar, Tancredo Neves, responsável pelos primeiros passos do neto na política.
2014 Escolhido como o articulador do PSDB para as eleições de 2012, o deputado federal Domingos Sávio, vice-presidente da legenda no estado, afirma que a vitória nas urnas não se consolida apenas na eleição do prefeito. “É preciso analisar também a quantidade de votos que tivemos”, argumenta o parlamentar. Para ele, o resultado em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, não causará impacto na corrida presidencial de 2014. “A disputa eleitoral influencia muito mais na composição das câmaras e da Assembleia Legislativa. No plano nacional, o voto é dado com base em um ambiente macro, como a saúde da economia, por exemplo”, acredita.
O presidente do PT estadual, o também deputado federal Reginaldo Lopes, tem avaliação diferente do colega de Congresso. O parlamentar afirma que o resultado vai pavimentar a vitória de Dilma Rousseff (PT) em Minas na briga pela reeleição em 2014. “Sou capaz de apostar não haver agora qualquer chance de a presidente perder a disputa no estado. O PSDB foi derrotado em Minas”, preconiza. Até mesmo a vitória de Marcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, com o apoio dos tucanos, foi colocada em segundo plano pelo deputado. “O partido vencedor apoia a presidente da República”, alega.
Prejuízo Para tentar reforçar a participação no governo das cidades em que haverá segundo turno, o PSDB adotou a estratégia de apoiar até mesmo quem é aliado do PT no plano nacional, como em Contagem. Na cidade, o partido da presidente Dilma enfrentará o PCdoB, que tem Carlin Moura como candidato e já acenou com a possibilidade de ter os tucanos ao seu lado no palanque. O candidato do PSDB em Contagem, Ademir Lucas, ficou em terceiro lugar.
Situação parecida com a de Contagem deverá ocorrer em Juiz de Fora, onde o PT enfrenta o PMDB, do vice-presidente Michel Temer, no segundo turno. Também na cidade, o candidato do PSDB, o prefeito Custódio Mattos, que buscava a reeleição, ficou em terceiro lugar. “Eu não teria problemas em apoiar o PT, mas o partido ataca os tucanos de forma tão virulenta que a relação chegou a um nível muito acirrado”, avalia Domingos Sávio. Para o deputado Reginaldo Lopes, a explicação é outra: “Os tucanos vão tentar pegar carona em alguma candidatura para dizer que se salvaram, que ajudaram alguém a vencer o PT”.