Resultados das eleições nas diferentes regiões de Minas Gerais apontam um quadro fragmentado de vitórias e derrotas entre os partidos que polarizaram a maioria das eleições no país nos últimos 18 anos, o PSDB e o PT. Os tucanos elegeram mais prefeitos na região Central (19), nos vales do Jequitinhonha e Mucuri (12), na Zona da Mata (27), no Vale do Rio Doce (17) e no Triângulo Mineiro (oito). Na Região Metropolitana de Belo Horizonte eles empataram com os peemedebistas: as duas legendas vão dirigir 17 municípios cada. O PT comandará mais cidades no Vale do Aço (cinco), no Sul de Minas (33), e no Norte do estado (12). O PSDB comemora o crescimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte e o PT alardeia sua expansão no interior.
Levando-se em conta o universo dos 853 municípios mineiros, o segundo partido que mais vai comandar prefeituras é o PMDB, com 117 cidades, quatro a mais que o PT. A legenda disputa com os petistas o segundo turno em Juiz de Fora. Na próxima legislatura, peemedebistas terão o maior número de prefeituras nas regiões do Alto Paranaíba (cinco), Centro-Oeste (oito) e Noroeste (cinco).
Em comparação com a eleição de 2008, o partido que mais cresceu no estado foi o PSB, que vai dirigir 31 prefeituras, 19 a mais do que hoje. A legenda ainda reelegeu o prefeito do maior colégio eleitoral, Belo Horizonte, Marcio Lacerda e comandará sete cidades no Norte de Minas. O PP também aumentou o número de prefeituras no estado, passando de 55 para 69. Pepistas serão a segunda maior força no Triângulo Mineiro, com duas prefeituras a menos do que os tucanos – que sozinhos, somam oito na região.
Porteira aberta
Presidente estadual do PSDB, o deputado federal Marcus Pestana comemora a vitória de candidatos a prefeito tucanos e ressalta que os partidos da base aliada do governo do estado ganharam “80% das prefeituras de Minas Gerais”. Pestana pontua vitórias que considera importantes como em Diamantina e Almenara, no Vale do Jequitinhonha, onde o partido elegeu 12 prefeitos; em Muriaé, na Zona da Mata, onde o PSDB venceu em 27 cidades, e em Campo Belo, no Sul de Minas, onde haverá 28 tucanos comandando prefeituras.
O presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, destaca o crescimento da legenda no interior. “No total, tivemos 700 mil votos a mais do que o PSDB”, calcula. Ele classifica o desempenho dos petistas como muito bom no Norte de Minas, onde governarão 12 prefeituras e na Zona da Mata, onde o partido vai comandar 15 cidades. Reginaldo comemora o fato de o PT ter se mantido à frente no Sul do estado, vencendo em 33 municípios da região. Ele acredita as vitórias em Minas “abriram a porteira para 2014”, ano de eleição presidencial e para o governo do estado.