O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, lançou nessa segunda-feira um plano de governo que propõe a continuidade de projetos em andamento, defende o legado que será deixado pela gestão de Gilberto Kassab (PSD) e apresenta novos programas, classificados como inovadores. O material foi elaborado com o auxílio de funcionários de alto escalão da Prefeitura, com o objetivo de adequar as propostas ao orçamento de 2013.
Os tucanos também tentaram apresentar Serra como um político capaz de desenvolver projetos inovadores. Receberam destaques o atendimento integrado de saúde, à criação de redes de serviços públicos e à informatização da gestão municipal.
“Evitamos ter propostas com nomes pomposos ou com pegada ‘publicitária’. São Paulo precisa de um conjunto de ações factíveis e bem articuladas entre si. Foram trabalhadas metas e observadas questões orçamentárias”, disse o coordenador do programa, Hubert Alquéres.
Serra não pretendia lançar um documento compilado com seus planos para a Prefeitura, mas decidiu fazê-lo nesta segunda, a 13 dias do 2.º turno, para evitar que Haddad usasse seu próprio programa como um ativo eleitoral.
Entre os principais pontos do programa de Serra estão projetos de atenção a crianças e idosos, nos moldes do Mãe Paulistana - bandeira da passagem do tucano pela Prefeitura (2005-2006).
Um dos projetos é o Primeira Infância Paulistana, inspirado em políticas públicas desenvolvidas pelo presidente americano Barack Obama, com foco em crianças de até 3 anos. O objetivo é integrar o atendimento infantil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em formato similar, a equipe de Serra também propõe a criação do programa Idoso Paulistano, para a terceira idade.