Nem bem foi eleito, o estreante na Câmara Municipal de Belo Horizonte Bim da Ambulância (PTN) já começou a pagar promessa. Não de campanha, mas para Nossa Senhora Aparecida, de quem é devoto. Para cumprir o compromisso assumido com a santa, às 5h30 dessa terça-feira ele partiu a pé, do seu comitê de campanha, em Venda Nova, em direção a Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Serão 530 quilômetros, numa caminhada que deve durar 10 dias. “Venci sem apadrinhamento político forte e vou agradecer por isso, além de pedir bênçãos para que eu desenvolva um bom trabalho e mereça os mesmos votos daqui a quatro anos”, disse.
Leia Mais
Conheça o pensamento dos novos vereadores de BH sobre assuntos controversosCai o número de mulheres eleitas vereadoras no BrasilApenas 60% dos eleitores de Belo Horizonte escolheram vereadorEM levanta regiões onde vereadores eleitos têm mais força política na capitalCandidatos eleitos em pequenas cidades precisaram de menos de 60 votosVereador suspeito de ligação com milícias no Rio reassume mandato e depois é afastadoCâmara e Prefeitura de BH travam primeiro embate após as eleiçõesA primeira parada dos romeiros foi em um posto de gasolina no Anel Rodoviário no Bairro Jardim Alvorada, às 7h30. Enquanto a ambulância era abastecida, Bim e seus companheiros tiraram as primeiras barrinhas de cereal, frutas e água do bagageiro. “Não tomei café da manhã”, contou o político. Já com o sol quente, ele também teve de se proteger com filtro solar.
O especialista em fisiologia do exercício Paulo Henrique Santos alerta: o ideal, em uma caminhada como essa, é que sejam ingeridas água de 20 em 20 minutos e bebida isotônica, para repor o carboidrato, de 40 em 40 minutos. Segundo o especialista, por não ser atleta, Bim pode ter desitratação mais fácil. Durante o trajeto ele pode ter também fadiga muscular, cãibras e dores musculares por falta de preparo físico. “São recomendadas pausas a cada três horas de caminhada para pessoas não treinadas”, ressaltou. Bim chegou no início da noite a Igarapé, onde passaria a noite para retomar a caminhada na madrugada de hoje.
Ordem suprema
Além da proteção de Nossa Senhora Aparecida, o vereador eleito acredita que foi com os serviços de ambulância gratuitos para a população carente, iniciados há cerca de quatro anos, que ele conseguiu o terceiro lugar no ranking dos mais votados para a Câmara, com 10.102 votos.
Para sustentar o trabalho voluntário, o vereador novato presta também serviços para particulares. Em 2008 ele disputou com o nome de Bim Som, referência ao trabalho de sonorização de festas e eventos que fazia. Teve apenas 871 votos. “O principal é a seriedade do projeto, a forma como conduzimos todo o processo pré-eleitoral, porque a campanha em si não é o momento do político fazer campanha pessoal e sim de divulgar o trabalho e o número nas urnas. E o que faz a vitória é a fé e acreditar em si mesmo”, observou. (Colaborou Sara Lira)